20.04.2021  /  12:44

Um dos maiores nomes da moda mundial, Grace Coddington faz 80 anos. Confira 3 momentos marcantes de sua carreira

Grace Coddington faz 80 anos || Créditos: Reprodução

Um dos maiores nomes da indústria da moda, Grace Coddington, celebra 80 anos de vida. A ex-modelo e ex-diretora criativa da Vogue America chama a atenção por onde passa graças à sua indefectível cabeleira ruiva e volumosa. Figura carimbada do universo fashion, Grace chegou a ser considerada a segunda mulher mais influente no mundo da moda, ficando atrás somente de Anna Wintour, que foi sua ‘chefe’ por muitos anos.

Nascida no País de Gales, no Reino Unido, ela começou como modelo, em Londres, nos anos 1960. Logo se estabeleceu na capital inglesa e ganhou destaque nas principais revistas da cena londrina. Porém, aos 26 anos, sofreu um acidente de carro, o que fez com que ela decidisse dar um tempo em sua carreira frente às câmeras. Como naquela época as modelos eram responsáveis pela própria maquiagem e cabelo, e a ruiva era conhecida por seus talentos artísticos, a Vogue britânica a convidou para trabalhar como editora de moda júnior. É aí que Grace estreia no universo editorial, de onde, no auge dos seus 80 anos, não pretende sair tão cedo, já que também tem feito sucesso com seus livros. Em 2012  ela lançou suas memórias – ‘Grace: A Memoir’ -, que se tornou um hit entre os fashionistas. Separamos a seguir três dos muitos momentos marcantes de sua carreira. Vem conferir!

PRIMEIRA GRANDE CAPA
“A foto foi tirada por Peter Carapetian, em agosto de 1962, e até hoje me sinto orgulhosa dela. Quando se fala em grandes marcos na carreira de uma modelo, não há nada como uma capa”, contou Grace em entrevista relembrando o sentimento de se ver estampando a primeira grande capa que estrelou.

Grace em sua primeira capa de revista || Créditos: Reprodução

MUSA INSPIRADORA DO ICÔNICO VIDAL SASSOON
Se tinha alguém que movimentava o universo da beleza nos anos 1960, este alguém era Vidal Sassoon, cabeleireiro inglês que revolucionou a estética feminina da época com seus cortes geométricos. Agora, imagina você ser a musa inspiradora do maior e mais requisitado dos profissionais. Pois é, Grace Coddington era! O hairstylist criou, tendo como base os “ossos incríveis e pescoço maravilhoso” da então modelo, o corte de cinco pontas que ficou conhecido no mundo todo, disseminando ainda mais a imagem de Grace. Ponto pra ela!

Grace e Vidal Sassoon || Créditos: Reprodução

“THE SEPTEMBER ISSUE”
Se alguém no mundo da moda ainda não conhecia Grace Coddington, isso mudou drasticamente em 2009. O lançamento do documentário “The September Issue”, uma versão real da ficção “O Diabo Veste Prada”, em que é mostrado o passo a passo da produção de uma edição de aniversário da da Vogue americana, a maior e mais importante do ano no hemisfério norte. Ao lado de Anna Wintour, Grace brilhou nas telinhas mostrando ao público seu talento único e incomparável.

Anna Wintour e Grace || Créditos: Reprodução