Comício de Trump foi afetado por jovens || Créditos: Getty Images

Trump proíbe TikTok nos Estados Unidos a partir deste domingo. Mas será que jovens usuários vão aceitar a determinação?

18.09.2020  /  15:34

Comício de Trump foi afetado por jovens || Créditos: Getty Images

A partir do próximo domingo (20) estará proibido baixar o aplicativo de vídeos TikTok nos Estados Unidos. A medida foi anunciada pelo departamento de comércio do país nesta sexta-feira (18) e se baseia na alegação de ameaça à segurança nacional. Quem já tem a rede social instalada em seu celular vai poder continuar fazendo uso da ferramenta mesmo com restrição no caso de atualizações. Ao menos 100 milhões de pessoas são usuárias do aplicativo nos Estados Unidos.

A restrição também vai afetar o WeChat, um aplicativo de mensagens instantâneas semelhante ao WhatsApp. Porém, ela será ainda mais abrangente e vai incluir “qualquer provisão de hospedagem de internet que habilite o funcionamento ou otimização do aplicativo nos Estados Unidos”.

As autoridades do governo do país afirmaram em um comunicado divulgado à imprensa que existem “riscos inaceitáveis” envolvendo a tecnologia. A nota ainda continua dizendo que “o Partido Comunista da China mostrou que tem os meios e a intenção de usar esses aplicativos para ameaçar a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos”.

Toda a ação tem grande influência de Donald Trump. No entanto, não se pode garantir que os usuários do TikTok, em sua maioria jovens, irão aceitar a proibição tão fácil. Aliás, eles já se mostraram poderosos no enfrentamento contra o presidente americano quando se juntaram aos fãs de K-pop para boicotar um comício do candidato republicano à reeleição em Oklahoma. Na ocasião, alguns jovens teriam feito o registro para participar gratuitamente do evento, sem a intenção de comparecer, e assim esvaziar o ato republicano – mais de um milhão de pessoas eram esperadas pela campanha, mas apenas 6.200 pessoas foram contabilizadas pelos bombeiros. (Por Giorgia Cavicchioli)