06.11.2020  /  11:14

Trump 2024? Presidente dos EUA estaria mirando uma nova candidatura caso perca a reeleição para Biden

Donald Trump e um post que ele fez no Twitter dia desses, sobre uma possível nova candidatura daqui quatro anos
Donald Trump e um post que ele fez no Twitter dia desses, sobre uma possível nova candidatura daqui quatro anos || Créditos: Reprodução

Parece que Donald Trump já tem um plano B caso realmente perca sua reeleição para presidente dos Estados Unidos para Joe Biden, o cenário mais provável nesse momento. De acordo com o “New York Post”, o atual mandatário do país já considera uma nova candidatura à Casa Branca em 2024 (como deu a entender recentemente no Twitter, ao postar um cartaz indicando isso), ano em que possivelmente teria como principal adversária Kamala Harris, a candidata a vice na chapa de Biden, que por enquanto jura de pés juntos não ter o menor interesse em buscar dois mandatos consecutivos como chefe do executivo americano.

De acordo com a 22ª Emenda da Constitução dos EUA, “nenhuma pessoa pode concorrer mais do que duas vezes seguidas ao cargo de presidente”, mas nada impede Trump de tentar um novo mandato em quatro anos, quando ele terá 78 – a mesma idade que Biden completará no fim desse mês, aliás.

Há quem diga inclusive que todo o barulho feito nas últimas horas pelo republicano, que em pronunciamento oficial denunciou uma suposta fraude na eleição desse ano sem fornecer nenhuma prova disso, já é de caso pensado para preparar a base eleitoral dele em uma eventual nova corrida presidencial. Só há um porém: Trump, que usa o Twitter como seu principal canal de comunicação, perderá a isenção que o microblog dá a chefes de estado tão logo deixar a presidência, e diante disso correria o risco de perder sua conta do dia pra noite por causa das “fake news” que costuma tuitar diariamente. (Por Anderson Antunes)