18.12.2008  /  17:40

Morena Leite conta dicas de Trancoso

Para os freqüentadores assíduos de Trancoso, aqui vão as dicas da chef Morena Leite, que tem casa na terra baiana há 30 anos, onde seus pais moram e tocam a pousada e o restaurante Capim Santo.
Para sair da mesmice de todos os anos, a chef conta para o Check-in programas alternativos para não ficar trombando com todo mundo o tempo todo, confira:

Foto: Arquivo Pessoal
Para se hospedar, de frente para praia, Morena recomenda a tradicional e especial Estrela D’água. No, quadrado, é claro, ela recomenda a sua Capim Santo. E segundo Morena o quadrado é um lugar especial, "Você dá dez passos e está na praia, tem uma igrejinha linda que dá um charme incrível, além de andar meia hora e chegar no Rio da Barra. É um dos lugares mais mágicos do Brasil".
Na hora do almoço a chef sugere aperitivos na praia ou um "almojanta" no fim da tarde. Mesmo porque os restaurante não abrem para o almoço.
Dentro das opções que o quadrado oferece, ela indica o restaurante Cacau, de cozinha baiana, a pizzaria Maritaca, e o Capim Santo, que fica dentro da pousada e é de cozinha contemporânea. Como sugestão da chef não deixar de pedir o peixe assado no yogurte com arroz integral, e de sobremesa a banana com nozes.
E para mais detalhes dos restaurantes, é só clicar no Portal de Trancoso que existe desde 1999.

Foto: Arquivo Pessoal
Dos programas diferentes durante o dia, Morena recomenda alugar bicicleta e fazer o passeio de duas horas até a fazenda de búfalos. Ou pegar um táxi até a balsa e sair de barco para mergulhar em alto mar. E para os mais esforçados tem um passeio de caiaque de duas horas e meia que é muito divertido. O melhor: o serviço para o passeio te pega e devolve no próprio hotel.
Já para os mais preguiçosos, andar da pousada Estrela d’água até o Rio da Barra que dá uns 50 minutos. Detalhe, todas as informações sobre qualquer programa alternativo que precise alugar algo ou que precise de guia, é encontrado na recepção de qualquer pousada.
De agito durante as noites antes de virar o ano, Morena já sabe da festa de dez anos da pousada Estrela D’água com petiscos do Capim, dia 28, da festa de Jorge Elias, dia 30, e já em 2009, quem ainda tiver pique, não pode deixar de conferir as noites do Pára Raio – que fica no quadrado, e toca desde músicas brasileiras, passando por forró até eletrônico. Sem contar de festinhas privates que só fica sabendo quem é habitué de Trancoso.
E, claro, sem deixar de falar da tradicional festa do Taípe, organizada por Kaco Duarte, Marcelo Raimondi, Luis Eurico Klotz, Diogo Kempers, que esse ano conta com o deejay Bushwacka, vindo com exclusividade de London para a festa.
Os meninos adiantam que vai ter brinde dos chinelos da Crocs, lançamento do sorvete italiano Diletto, que será servido durante toda a noite para esfriar a cabeça de quem precisar, e Raul Boezel como deejay também para quem ficar até o final!

por Fernanda Conde Motta