18.04.2019  /  8:37

Tranças afro conquistam as famosas e a expert Maia Boitrago entrega os segredos do penteado

Erika Januza, Maia Boitrago e Jennifer Nascimento

É cada vez maior o número de mulheres negras que resolvem passar pela transição capilar e assumir os fios naturais. Por isso, os penteados em cabelos cacheados e crespos são muito mais do que estética e carregam um peso cultural e histórico gigantescos. E esse é um dos motivos que levou a carioca Maia Boitrago a se interessar ainda mais pelo cabelo afro e se tornar a trancista mais procurada pelas famosas na atualidade. “Sempre gostei de mexer em cabelos e me interessei mesmo por esse mundo quando trabalhei em um salão de beleza. Mas só comecei a trançar cabelos como profissão depois que sai de lá. Isso tem quatro anos”, lembra Maia.

Quando decidiu que faria do seu amor pelas tranças uma fonte de renda, Maia conquistou algumas clientes e passou a usar as redes sociais como instrumento de divulgação: “No início eram poucas mulheres, mas uma vai passando para outra e com a ajuda do Instagram as coisas foram acontecendo”, conta. Atualmente, Maia Boitrago possui mais de 80 mil seguidores e já fez o cabelo de mulheres influentes, como: Iza, Lellê, Taís Araújo, Jenifer Nascimento e Erika Januza: “É extremamente gratificante conhecer e trançar o cabelo delas. São mulheres que nunca imaginei na vida ter algum contato ou conhecer pessoalmente. Elas me inspiram todos os dias e me ajudam a perceber que eu, como mulher negra, posso estar e ser o que eu quiser, mesmo por muito tempo achando que não, ouvindo que não. Essa representatividade que temos hoje, se eu tivesse na minha infância e adolescência, não teria tido problemas com timidez e de sempre achar que não posso, que não sou, que não vou”, diz a cabeleireira.

Maia posta frequentemente em seu Instagram fotos lindas dos penteados que faz. Ficou interessada? A cabeleireira dá a dica de como cuidar do cabelo antes e depois das tranças.

É preciso hidratar!

O cabelo afro é naturalmente seco, por isso, principalmente antes de trançar, é importantíssimo hidratar os fios. “Os cuidados antes e depois são muito necessários. Hidratar com um bom creme e manter uma rotina de cuidados evita que os fios quebrem ao colocar as tranças. Além disso, é preciso respeitar o tempo de ficar com elas. O cabelo precisa de um descanso”, explica Maia. As tranças precisam ser retiradas entre dois e três meses e, durante esse tempo, continue hidratando muito bem as madeixas.

Ela explica também que existem vários tipos diferentes de tranças, como: Box braids, nagô, crochet braids e muitas outras. “É incrível porque, a cada momento, uma trancista cria uma técnica e um modelo diferente. Isso vai muito da criatividade de cada uma e também da preferência da cliente”, conta.

Aqui, uma galeria com famosas e seus cabelos trançados que são pura inspiração. Vem!