09.11.2020  /  12:10

Visitamos apartamento-laboratório em Paris e descobrimos os segredos dos perfumes mais desejados do mundo

L’Appartement Étoile em Paris // Divulgação

Quando recebi o convite da Symrise – que para quem não conhece é uma das principais fornecedoras de fragrâncias, aromas, ingredientes cosméticos e matérias-primas do mundo – para conhecer o seu recém inaugurado L’Appartement Étoile confesso que fiquei muito honrado em ser o primeiro brasileiro a ser recebido por eles… e bem curioso. Primeiro pela localização, o espaço fica a dois passos da Place de l’Étoile, mais precisamente na 12 rue de Presbourg, no Paris 16. E em segundo, por que não é todo dia que a gente tem o privilégio de descobrir os segredos da fabricação dos perfumes mais desejados do mundo.

Logo na entrada fui surpreendido pela beleza de um antigo destilador transformado em uma verdadeira obra de arte pelo artista urbano Skio. O décor foi pensado pela designer de interiores franco-israelense Deborah Prasquier, que criou um espaço contemporâneo impregnado de requinte e serenidade, modernizando o tradicional estilo haussmaniano. O apartamento-laboratório oferece um ambiente íntimo e acolhedor, com espaços perfeitamente funcionais e integrados, além de uma vista de cair o queixo para o Arco do Triunfo e a Champs Elysées.

Um cenário único para impulsionar novas ideias, criar oportunidades e oferecer soluções modernas em tempo real aos seus clientes, mas também amantes e especialistas em perfume. O foco da empresa é reconceituar o desenvolvimento de perfumes com um processo de criação ágil e colaborativo.

O hub pretende ser também um centro dedicado às artes criativas e à cultura olfativa, criando assim uma ponte entre as disciplinas graças a programas culturais exclusivos: exposições temáticas, masterclasses e talks para aprender, conectar e cruzar conhecimentos.

Em um passeio pelo espaço com o brasileiro Ricardo Omori, vice-presidente sênior global da Alta Perfumaria, ele me contou que a união do ambiente inspirador com a colaboração de disciplinas artísticas é essencial para despertar novas ideias, criar oportunidades e trazer soluções de fragrâncias realmente modernas aos clientes.

Minha visita terminou com uma aula de perfumaria e fragrâncias com a perfumista Marine Iper, que, junto com outros perfumistas, criaram a fragrância oficial do L’Appartement Étoile, inspirada na união da musica clássica com o design de interior contemporâneo. (*por Mario Kaneski de Moraes, fundador do Estúdio Arara, startup de comunicação e marketing, sediada em Paris)