17.09.2020  /  18:47

Secretário de saúde municipal, Edson Aparecido, fala sobre inquérito sorológico e Covid-19 em São Paulo

Edson Aparecido em live com Joyce Pascowitch // Reprodução

Fechamos a quinta-feira falando de saúde e combate à Covid-19 com o secretário de saúde de São Paulo, Edson Aparecido, que esclareceu algumas dúvidas, falou sobre os dados da doença no município, a importância do Inquérito Sorológico e os cuidados necessários durante a quarentena: “É importante continuar com a preocupação e não subestimar a doença, além de ficar atento à família e amigos”, alertou o secretário em papo ao vivo com Joyce Pascowitch.

O secretário explicou um pouco mais sobre o processo de Inquérito Sorológico e a importância deste estudo que identifica quem já teve  contato com a doença:  “Sorteamos pessoas na área da unidade de saúde da região, vamos até a porta da casa da pessoa com nossos profissionais da prefeitura devidamente identificados. Deixamos uma carta e o telefone da unidade para que a família, caso queira, entre em contato e comprove a veracidade da pesquisa. No dia seguinte, mediante aprovação da pessoa, voltamos para fazer a coleta de sangue. É importante que as pessoas participem, porque isso dá ao poder publico muita clareza de como a doença está disseminada na cidade”.

Ele falou ainda que o número de casos em São Paulo estão mais controlados e que, no geral, os paulistanos colaboraram com as medidas  de prevenção: “Naqueles 47 dias difíceis entre abril e maio, mais de 8 milhões de paulistanos deixaram de circular na cidade. Aquela contribuição, naquele momento, derrubou a transmissibilidade do vírus em São  Paulo. Foi decisivo. Os paulistanos também aderiram bem ao uso da máscara”.

Mesmo em meio de tantas notícias tristes, a pandemia vai deixar um legado positivo para a cidade: “Temos agora 27 hospitais públicos na cidade. Além disso,  a introdução da telemedicina de forma definitiva no sistema público, a capacitação do setor publico de saúde, a integração da rede publica e privada, e também a rede de solidariedade”.

Para conferir a live completa, dá play abaixo;

View this post on Instagram

E os novos passos no combate à Covid 19

A post shared by Glamurama (@glamurama) on