Doria e Bolsonaro || Créditos: Divulgação

Se vacina for liberada antes das eleições municipais, apoio de Doria será valioso para candidatos

24.09.2020  /  15:53

Doria e Bolsonaro || Créditos: Divulgação

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (24) mostra que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o governador João Doria (PSDB) são os piores cabos eleitorais para os candidatos à prefeitura de São Paulo. O levantamento foi feito com 1.092 paulistanos entre os dias 21 e 22 de setembro e, entre as pessoas ouvidas, 64% afirmaram que não votariam de forma alguma em um nome que o presidente apoie. No caso do governador, 59% disseram que não dariam seu voto para alguém indicado por ele.

Ainda articulando apoios, os candidatos não parecem se preocupar com a situação no momento. Afinal, todo político sabe que sair na frente na largada da corrida eleitoral não significa nada e que o desenrolar da campanha pode mudar o rumo das coisa – é raro ver um candidato que se mantém no topo o tempo todo.

Além disso, este ano há um fator inédito: a pandemia do novo coronavírus. Com os testes da vacina contra a Covid-19 apresentando bons resultados é capaz que o governo de São Paulo anuncie a chegada da mesma antes do fim da eleição, o que pode fazer com que o apoio de Doria seja fundamental. Para alguns, se o governador anunciar a vacina antes do dia de os eleitores irem às urnas, seria capaz de eleger qualquer um. (Por Giorgia Cavicchioli)