30.10.2020  /  10:30

Saulo Velasco fala sobre amor e paixão em live com Joyce Pascowitch: “Romeu e Julieta, se não tivessem se matado, estariam separados”

Saulo Velasco em live com Joyce Pascowitch / Crédito: Instagram

Nesta quinta-feira, a live de Joyce Pascowitch recebeu boas doses de amor com o psicólogo Saulo Velasco. Na conversa, ele fala sobre a importância do amor e como ele é encarado: “A história do amor foi se modificando. O ideal romântico do amor tem nos enganado e trazido sofrimento. O Romeu e Julieta, se não tivessem se matado, estavam separados. A  gente conhece o momento de paixão e passa a acreditar que as coisas naturais que acontecem com os casais não é mais amor. A paixão não é possível a longo prazo”, disse.

Ele também explicou a diferença entre amor e paixão: “Depois da paixão é outra experiência. Ela é intuitiva e de repente você é pego. O amor é tão bonito quanto, mas ele é construído, precisa ser regado e cuidado, tanto envolvimento pessoal, quanto financeiro, por exemplo. Hoje a gente paga boleto, pega os filhos na escola, faz compra no mercado…Dentro do ideal romântico não tinham essas premissas. As expectativas dos livros e filmes fazem a gente sentir que amor é isso”.

A monogamia também entrou na conversa: “A sociedade comporta qualquer forma de amor, com qualquer pessoa ou com quantas pessoas for. A ideia de exclusividade vem de uma proposição romântica”. E por falar em Romantismo, como era o amor antes dessa filosofia? “Os casamentos eram por conveniência, tinha outro papel social, era mais uma instituição. O romantismo é importante, trouxe afeto, traz a conexão do relacionamento, mas com isso trouxe regras de um amor impossível, que não se sustenta a longo prazo”, explica Saulo.

Saulo Velasco tem pós-doutorado em psicologia experimental pela USP e se especializou em métodos para o ensino de habilidades cognitivas complexas como: linguagem, formação de conceitos, raciocínio lógico, criatividade e resolução de problemas. Há mais de 10 anos, ensina competências acadêmicas e habilidades de estudo para pessoas de todos os níveis de escolaridade. Além disso, presta consultorias para escolas de Educação Básica, aprimorando a formação de professores e coordenadores pedagógicos. Saulo compõe o corpo docente da The School of Life.

Para conferir a live completa, clique aqui.