06.09.2018  /  11:35

Sapatos usados por Dorothy em “O Mágico de Oz” são recuperados após 13 anos pelo FBI

O Mágico de OZ || Créditos: ReproduçãoQuem não lembra da personagem Dorothy, interpretada por Judy Garland, de “O Mágico de Oz”, clássico de 1939 que é sucesso até hoje. A relevância do filme é tão grande que tudo o que se refere a ele vale muitos milhões de dólares. Há 13 anos, um dos quatro pares do sapato vermelho de lantejoulas usados pela personagem foi roubado do Museu Judy Garland em Grand Rapids, Minnesota, por ladrões que invadiram o local no dia 27 de agosto de 2005 em ação que demorou menos de um minuto.

Agora, o FBI – responsável pela investigação – recuperou os sapatos depois de uma longa busca e até a averiguação de um esquema de extorsão feito com os verdadeiros donos do item. Em 2015, um fã anônimo chegou a oferecer recompensa de US$ 1 milhão pela devolução do item, sem sucesso.

Os detalhes da investigação e de como os policiais encontraram as peças não foram divulgados, mas os calçados já estão no Museu Nacional de História Americana Smithsonian em Washington, D.C., e foram identificados pelos profissionais que estudaram a fabricação, materiais e os padrões de desgaste dos calçados, o que confirmou sua autenticidade. “Afinal, ‘não há lugar como o nosso lar’”, como disse Dorothy no longa.