18.10.2017  /  8:30

Saiba quem é Kehinde Wiley, que vai pintar o retrato de Obama como ex-presidente

Kehinde Wiley e Barack Obama || Créditos: Getty Images

O primeiro retrato oficial de Barack Obama depois do fim de seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos será pintado pelo artista Kehinde Wiley. Escolhido a dedo pelo político para assumir a responsabilidade, que é tradição no país, ele será o primeiro negro a eternizar a imagem de um ex-morador da Casa Branca, que será colocada na Galeria Nacional de Retratos do Smithsonian Institute, em Washington, D.C.

Filho de pai nigeriano, Wiley começou a chamar atenção em 2011 ao desafiar as convenções dos retratos clássicos europeus e se aventurar com interpretações e diálogos de situações cotidianas, focando na maioria das vezes em indivíduos da comunidade negra de Nova York, onde nasceu e vive até hoje. Suas obras mais famosas incluem as
telas na quais retrata os rappers Ice-T como Napoleão Bonaparte e LL Cool como o pintor John Singer Sargent.

Já Michelle Obama, talvez para não ficar atrás do marido, escolheu a premiada artista Amy Sherald para pintar seu primeiro retrato oficial como ex-primeira-dama, que também será colocado na galeria presidencial do Smithsonian. Do tipo polêmica, Sherald já causou em várias exposições com seus trabalhos que abordam questões sociais e que ela costuma definir como biográfico. Tanto o retrato de Michelle quanto o de Obama deverão ficar prontos no primeiro semestre de 2018. (Por Anderson Antunes)