16.09.2020  /  10:02

Robbie Coltrane, o Rúbeo Hagrid da telona, defende J.K. Rowling de acusações de transfobia

Robbie Coltrane e J.K. Rowling: no detalhe, o ator caracterizado como Rúbeo Hagrid || Créditos: Reprodução

Intérprete do personagem Rúbeo Hagrid na franquia de filmes sobre a saga Harry Potter, criada por J.K. Rowling, o ator escocês Robbie Coltrane resolveu defender a escritora publicamente das acusações de transfobia que ela vem sofrendo há meses. Em entrevista a um programa de rádio do Reino Unido nessa terça-feira, o astro de 70 anos jurou não ter achado nem um pouco ofensivas as afirmações que Rowling fez no Twitter em meados de junho, quando se tornou a vilã da vez no microblog depois de postar e comentar um artigo que citava “pessoas que menstruam” – na época, a “mãe” do bruxinho mais famoso do mundo questionou o uso da expressão e até disse que já existe uma palavra para definir tais pessoas: mulheres.

“Não vi nada demais. Eu não sei porque, mas existe toda uma geração de tuiteiros que parecem sempre estar à espera de algo que os ofenda. Eles não ganhariam uma guerra, né?”, Coltrane declarou no ar, de acordo com o “The Independent”. “Mas essa é a minha opinião, falo como um velho ranzinza. Não quero me envolver [nessa polêmica] por causa de todo o ódio [que posso receber], não preciso disso na minha vida”, ele completou.

Rowling, que nunca se desculpou por seu comentário, voltou a causar nas redes nessa semana com a revelação de que seu próximo livro, o quinto de sua série sobre o detetive fictício Cormoran Strike, é um thriller sobre um serial killer que se disfarça de mulher para cometer seus crimes. Intitulada “Troubled Blood” (“Sangue Problemático”, em tradução livre), a obra chegou às livrarias britânicas nessa terça-feira e já é uma das mais procuradas por lá. (Por Anderson Antunes)