15.09.2016  /  9:38

Revista J.P: por dentro do estilo pé na areia e bem humorado de Marcela Basto

 

||Créditos: Anna Fischer/Revista J.P
||Créditos: Anna Fischer/Revista J.P

Marcela Basto, ou simplesmente Marcela B., mostra por que seu nome está na ponta da língua – e na lista de desejos – das moças mais estilosas do eixo Rio-SP

Por Kanucha Barbosa para a Revista J.P de agosto

Marcela Basto tira o charme carioca de letra: se veste com conforto, estilo e bom humor. Além disso, sobra talento para a designer de bolsas e sapatos formada pelo Instituto Marangoni, em Milão, onde, na época, também foi assistente de Paula Cademartori, brasileira queridinha das jet setters. Antes disso, passou por cursos de cinema, de psicologia e de administração, o que mostra que a curiosidade é mais uma de suas marcas registradas. Quando chegou o momento de voltar para o Brasil, Marcela não via a hora de colocar em prática tudo o que vivenciou e, em 2011, lançou a Marcela B., marca que está nos pés das mais descoladas do circuito Rio-São Paulo.

Ao criar, Marcela lança mão de referências cult, como o ceramista americano Peter Schlesinger e o artista brasileiro Ernesto Neto. A temporada na Itália também foi decisiva ao montar seu próprio closet: “Lá as pessoas são estilosas desde novas, têm muito contato com design, arte, gastronomia, moda. É um lugar com muita informação. A italiana tem paixão por acessórios, sapatos, bolsas, bijoux – e eu me identifico bastante com isso”. Criatividade à parte, Marcela sabe muito bem quem procurar quando se trata de fazer uma boa parceria. Isabela Capeto, Vanda Jacintho, Virzi + De Luca e, mais recentemente, Julia Gastin e Leo Neves já assinaram peças com ela e o resultado é sempre sucesso imediato. Aqui, mais sobre como ela compõe seu estilo, em todos os sentidos.

Penteadeira
“O meu cabelo é volumoso e gosto dele natural, seco eu mesma. Faço hidratação com óleo de coco em casa e sempre uso uma boa máscara.”

Arte
“No momento estou conhecendo melhor a obra do Ernesto Neto, pois minha próxima coleção é sobre ele. E os irmãos Campana sempre me inspiram. Gosto muito do trabalho de palha deles.”

Vícios
“Chocolate e praia.”

Pra relaxar
“Estar com os amigos, beber uns drinques, escutar música, dançar…”

Cabeceira
“Acabei de ler ‘A Amiga Genial’, de Elena Ferrante, e estou começando ‘O Segundo Sexo’, de Simone de Beauvoir.”

Marcas
“Adoro a Acne, sempre que posso, compro. Alexander Wang, Simon Miller, Osklen, Paula Raia e Wasabi também estão entre as minhas prediletas.”

Sinal vermelho
“Top cropped não entra no meu closet. Acho legal em alguns looks, mas não me sinto bem usando.”