22.10.2016  /  8:00

Revista J.P 10 anos: Roberta Belotti, da Le Soleil d’Été, abre seu closet

Ela usa vestido de linho bordado Le Soleil d’Été. || Crédito: Camila Svenson
Ela usa vestido de linho bordado Le Soleil d’Été. || Crédito: Camila Svenson/Revista J.P

Da Revista J.P de outubro
Por Kanucha Barbosa
Fotos: Camila Svenson

Foi folheando uma de suas revistas preferidas, a francesa Côté Sud, que a paulistana Roberta Belotti teve a epifania que mudaria tudo. Dona de uma confecção que produz peças para marcas de moda – e embora nunca tenha pensado em criar sua própria etiqueta –, estava em sua casa de praia quando leu o título de um editorial com as palavras Le Soleil d’Été. Decidiu na hora que criaria sua label com esse nome, desenhou todas as roupas em sua imaginação e correu para avisar sua filha mais nova, Isabella, que trabalha em uma consultoria na área financeira. Hora e local certo, já que Bella acabou criando um business plan para a ideia da mãe naquele mesmo dia. Flora, a mais velha, morava em Paris na época, mas seus dotes de cenografia, que desenvolveu na faculdade de arquitetura, seriam muito bem aproveitados na Le Soleil d’Été. Assim, mãe e filhas formaram a marca. Tempos depois, com as peças produzidas – o acesso a fornecedores de Roberta veio a calhar –, chegou o momento de lançar o projeto inspirado em praias francesas – xadrezes vichy, listras fininhas e uma paleta de cores em que tons de azul reinavam eram os protagonistas. O sucesso surpreendeu qualquer expectativa das sócias. Venderam tudo o que estava exposto na própria casa de Roberta. O resto é história, que está sendo construída lindamente pelas três. Uma marca cheia de personalidade, única no mercado e muito, muito charmosa. “Moda é a minha melhor brincadeira desde criança, e acabou sendo o meu trabalho. Mas nunca perdi o caráter lúdico e a vontade de vestir com delicadeza, conforto e leveza. O melhor de tudo foi criar a Le Soleil d’Été com as minhas filhas e transformar todo nosso universo em coleções”, disse Roberta a J.P. Aqui, mais do seu mundo delicioso.

Play: “O Filho da Noiva, As Invasões Bárbaras e O Declínio do Império Americano são filmes que me marcaram muito.”

Beauté: “Uso vitamina C da SkinCeuticals e filtro solar da Clarins, todas as manhãs. Amo óleos cheirosos para o corpo, rosto e cabelo, tanto os da Caudalie quanto da marca francesa Nuxe. E amo mais que tudo a base Vitalumière da Chanel.”

Biblioteca: “Estou lendo Israel em Abril, de Erico Verissimo, e, recentemente, passei por uma fase Mia Couto, li quase todos os livros dele.”

Partitura: “Não vivo sem música. Fiz uma playlist no Spotify que se chama Le Soleil Editado, em que eu coloco para tocar em todos os nossos lançamentos, um mix variado de jazz, bossa nova e mais. É o maior sucesso!”

Passaporte: “A viagem mais linda da minha vida foi para Veneza, na bienal, com os meus três filhos. Foi inesquecível. Agora, estamos planejando uma em família de carro pela costa italiana no próximo verão europeu.”