03.08.2020  /  20:23

Renato Noguera fala sobre o amor e seus mitos em live cheia de sentimento com Joyce Pascowitch

Joyce e Renato || Créditos: Reprodução

Uma conversa sobre o amor era tudo o que a gente precisava para começar bem a semana. Nesta segunda-feira, Joyce Pascowitch recebeu em sua live o professor, filósofo e escritor Renato Noguera, que no próximo dia 10 de agosto lança o livro “Por que amamos: O que os mitos e a filosofia têm a dizer sobre o amor”. Ele contou que esse é um tema que ronda sua educação e que aos 22 anos, quando foi fazer mestrado, começou a estudar a metafísica do amor, além de pensadores como Arthur Schopenhauer e Freud que também abordavam o tema.

Atualmente, Renato tem como inspiração Sobonfu Some, nascida em do Burquina Faso, na África. Segundo ele, a escritora e filósofa fala sobre as perspectivas do amor de forma única: “Sobonfu explica que a gente não tem que pensar no amor no topo da montanha, a experiência do amor tem que começar na base. se for no topo, a tendência é cair. O amor é uma experiência espiritual, um encontro fundamental para seguir o percurso juntos”, disse o professor.

E o papo entre Joyce e Renato seguiu das melhores e rolou até questionamentos sobre os mitos do amor e se duram até hoje: “Eu penso que elas continuam. Os mitos são narrativas fundamentais da condição humana e isso não prescreve, como o da Vitória-Régia, que conta a história da índia Naiá que se apaixona pela lua. No meu novo livro também falo da história de amor de Adão e Eva, como um homem e uma mulher enfrentam esse sentimento”, explicou Renato. Quer mais, então play para conferir a conversa completa que está cheia de bons sentimentos.