Renato Caleffi, chef do Le Manjue, em tour além do croissant e do fish’n’chips por Paris e Londres

17.02.2018  /  9:00

Renato Caleffi e Alexandre Carvalho || Créditos: Divulgação

Renato Caleffi, chef do restaurante orgânico Le Manjue, partiu para uma viagem gastronômica por Paris e Londres ao lado do publicitário Alexandre Carvalho em busca de sabores mais leves e saudáveis. O que encontraram por lá?

Por Beatriz Manfredini e Thayana Nunes para a Revista Joyce Pascowitch de fevereiro

Paris

“Ótimo custo-benefício é o novo restaurante do estrelado chef Alain Ducasse, o Spoon 2. A comida prestigia a culinária estrangeira, sobretudo das Américas e da Ásia, em um estilo mais leve, mais fresco e em porções para compartilhar. Uma comida funcional, termogênica e balanceada.”

“Outra experiência notável foi no recém-inaugurado restaurante grego YaYa, na rue de L’Hippodrome. A comida é toda preparada com azeite orgânico de terroir grego de excelente qualidade. Provamos um dos melhores tzatziki de nossa vida, além de um suculento polvo grelhado.”

“Paris é tão cosmopolita que nos apresentou uma das melhores pizzas à moda napolitana, na versão gluten-free, no disputadíssimo Biglove Caffè. Provamos o espaguete com lagosta ao molho de tomates frescos e as pizzas sem glúten.”

Londres

“Em Notting Hill, vá ao Farmacy: oferece comida saudável, orgânica e várias opções plant-based. Provamos o smothie de maca peruana, café, lúcuma, tâmara, óleo de coco e leite de amêndoas, além de sucos alcalinizantes e um excelente veggie burguer com ketchup de goji berry.”

“Covent Garden é sempre indispensável, repleto de restaurantes orgânicos, veganos e no melhor estilo raw e crudivorista. No Neal’s Yard provamos uma cerveja orgânica glúten free deliciosa e uma torta-musse de hibiscos, frutas vermelhas, castanha-de-caju e pera, que deixou lembranças.”

“Para o turista de pegada saudável, é fundamental conhecer dois mercados locais e de pequenos produtores: o Borough Market e o Daylesford Organic. Se estiver a fim de fazer umas comprinhas orgânicas, vá ao Whole Foods de Piccadilly.”