28.06.2016  /  17:40

Relação entre alta-costura e prêt-à-porter dá vida a livro e exposição

nota-livro
“Haute-à-Porter”, por Filep Motwary

Enquanto a alta-costura diz respeito ao segmento mais incrível da moda e é acessível apenas para algumas pessoas do mundo, o prêt-à-porter faz a linha democrática, apresentando peças de passarela que, normalmente, podem ir diretamente para a vida real. A relação entre esses segmentos e a evolução da própria moda no decorrer dos últimos 25 anos deram origem ao livro “Haute-à-Porter”, que será lançado nesta quinta-feira pela editora Lannoo. A obra é idealizada por Filep Motwary, um múltiplo expert em moda que atua no mercado como fotógrafo, stylist, editor e jornalista.

Créditos:
Cate Blanchett, 2007 || Crédito: Divulgação

Para a análise, o livro leva em conta peças como o corset e o saiote, examinando a importância delas para cada uma das técnicas de costura; também são traçados o panorama cultural e a influência de técnicas de ornamentação, drapeados, criação de volumes e mais. A edição conta com um compilado de entrevistas com importantes nomes da moda como Rick Owens, Vivienne Westwood e Yohji Yamamoto, além de fotos de experts como Miles Aldridge e Peter Lindbergh. Disponível em inglês e holandês, a obra está à venda no Amazon por R$ 182.

O livro acompanha também uma exposição, com curadoria do autor, que entra em cartaz no Modemuseum Hasselt, na Bélgica, no dia 9 de novembro. Abaixo, espie cliques presentes no livro e o vídeo de apresentação da mostra.