07.03.2018  /  16:18

Reconstruir-se é tema do livro “Identidade Cultural – da Literatura para a Razão” que será lançado na galeria Adelina

Obra que reúne histórias de portadores de necessidades especiais para quem o “sorriso” é um desafio diário será lançado nesta terça-feira || Créditos: Divulgação

Reconstruir-se é o tema central do livro “Identidade Cultural – da Literatura para a Razão”, de Vanilda Ribeiro dos Santos, com curadoria do Dr. Luciano Dib e fotografia de Marcio Lauria Filho, que será lançado nesta terça-feira, na Galeria Adelina, em Perdizes, com apoio da UNIP. A obra reúne 20 histórias de portadores de necessidades especiais, em alguns casos associadas a face que, em linguagem técnica, recebem o nome de “deformidades bucomaxilofaciais.” Os personagens foram escolhidos porque reconfiguraram suas trajetórias de vida na redescoberta da autoestima e, assim, tornaram-se protagonistas de suas próprias histórias, convidando o leitor a uma profunda reflexão.

“A ideia do projeto surgiu da necessidade de se criar algo que trouxesse como protagonistas os portadores de necessidades especiais vinculando-os à cultura, dando-lhes vez e voz, a partir de um contexto literário universal”, ressalta a autora do projeto, Vanilda Ribeiro dos Santos. “Quem melhor para interpretar essas concepções do que aqueles que diariamente lutam pelas condições de acessibilidade em todas as áreas que permeiam seu cotidiano?”, completa.

Entre as várias histórias apresentadas, chama atenção a de Carlito Conceição, vítima de câncer facial agressivo que o levou a utilizar uma prótese substituindo boa parte de sua face esquerda. Entre o fim de 2016 e o início de 2017, Carlito ficou mundialmente conhecido por ser um dos primeiros pacientes a usar as primeiras próteses faciais em 3D do mundo, produzidas a partir de fotografias tiradas com uma câmera comum de smartphone.

A realização do projeto contou com o apoio e o incentivo da Universidade Paulista, como meio propulsor de incentivo à leitura, para que os alunos tenham contato com diferentes autores sob a ótica literária humanística.

Lançamento Livro Identidade Cultural da Literatura para a Razão
Quando: 13 de março, às 19h30
Onde: Galeria Adelina – Rua Cardoso de Almeida, 1285 – Perdizes