11.03.2012  /  12:00

Que tal preparar o risoto de paio com favas verdes e couve do restaurante Dui?

Risoto é sempre uma boa pedida, e a chef Bel Coelho, do restaurante Dui, criou um todo especial, de paio com favas verdes e couve. Veja a receita para quatro pessoas. Os ingredientes são 200 g de arroz arbóreo, 80 g de cebola picada, uma colher de chá de alho picado, 125 g de manteiga sem sal, 100 ml de vinho branco seco, 600 ml de caldo de frango, quatro folhas inteiras e branqueadas de couve, uma folha de couve picada em chiffonade, 200g de paio em fatias finas em meia-lua e 100 g de favas verdes e frescas, sem casca, além de tomilho e alecrim frescos e picados, sal e pimenta moída na hora – tudo a gosto – e 20 ml de azeite e 80 g de parmesão ralado na hora.

* Para preparar o prato, siga os seguintes passos: frite o paio em um fio de azeite quente em uma frigideira e reserve; refogue o alho e a cebola – nessa ordem – em 25 g da manteiga; acrescente o arroz arbóreo e refogue por um minuto, mexendo constantemente; adicione o vinho e deixe o álcool evaporar e acrescente o paio.

* Depois, coloque uma concha de caldo de frango – mantido quente ao lado da panela do risoto – e mexa constantemente. Repita a operação até que o arroz fique quase cozido, depois de mais ou menos 20 minutos. Acrescente a couve, as favas e as ervas ao risoto e continue mexendo constantemente. Adicione o parmesão ralado e o resto da manteiga. Tempere o arroz a gosto com sal e pimenta. O risoto deve ser “al dente” e sua textura deve estar úmida e aveludada. Sirva ainda quente dentro da folha de couve inteira previamente branqueada. Delícia!

Risoto de paio com favas verdes e couve: delícia da chef Bel Coelho, do Dui