09.10.2019  /  15:09

Quem quer ser John Malkovitch, ou melhor, em quem o ator se transformou? Entenda essa história

John Malkovitch como Meryl Streep em foto de Annie Leibovitz (1981)

Quando o fotógrafo americano Sandro Miller, um dos mais famosos da publicidade no mundo, imaginou um projeto em homenagem aos mestres da fotografia que inspiraram sua carreira, ele decidiu que faria algo diferente. Ele começou a recriar algumas das cenas mais icônicas da história moderna, como de John Lennon e Yoko Ono na cama feita por Annie Leibovitz , o retrato de Che Guevara de Alberto Korda e a imagem de Albert Einstein de Arthur Sasse.

Para isso, pediu a seu amigo e colaborador de longa data John Malkovich para participar do projeto. Em duas sessões, em 2014 e 2017, eles tiraram mais de 60 fotos nas quais o ator de Hollywood posou imitando cliques icônicos. Miller começou a pesquisar retratos famosos que esperava reproduzir, estudando todos os detalhes das obras originais, incluindo roupas, adereços e equipamentos usados. Ao descobrir o que queria, iniciou a procura por quem posaria para ele. “Analisei todas as possibilidades”, lembrou. “Comecei a pensar ‘faço cada cena com um ator diferente?’ Pensei em Willem Dafoe, Sean Penn – mas eu tinha um repertório tão grande com John e estava tão acostumado com o gênio dele que sabia que ele entregaria tudo para mim. John se tornou minha musa”, explicou, “ele era aberto a qualquer coisa. Nunca disse ‘não’ a ​​nenhuma idéia que tive para um retrato – e provavelmente agora temos mais de 200”.

Sandro lembra que testemunhava uma verdadeira transformação ao assistir o incrível ator – que Glamurama ama – entrar no estúdio, sentar na cadeira de maquiagem e vestir roupas e próteses: “Ele foi tão profundo que quase deixou seu corpo de John Malkovich e entrou em outro. Ele se tornou Marilyn Monroe. Ele se tornou Winston Churchill. E foi um momento de ‘uau'”.

Então a dica é: se está de viagem marcada para Nova York e arredores, vale dar aquela esticadinha até New Jersey para conferir a exposição: ‘Malkovich, Malkovich, Malkovich: A homenagem aos mestres fotográficos’ / Galeria Mac-Gryder, New Orleans, até 1º de janeiro de 2020.

Abaixo, algumas das fotos: