14.07.2021  /  16:40

Quem é a chef brasileira que conquistou o paladar da Madonna? Conheça Rebecca Lockwood

Rebecca Lockwood, a chef brasileira que conquistou o paladar da Madonna || Créditos: Divulgação

Desde que se formou em gastronomia pela Le Cordon Bleu, em Paris, a chef Rebecca Lockwood trabalhou em vários restaurantes ao redor do mundo, inclusive na Europa e na Ásia. No Brasil, participou da primeira edição da competição ‘Top Chef ‘ e já teve seu próprio restaurante no Rio de Janeiro. Agora, a carioca é a nova residente do For the Love of Food, incubadora para chefs em formação, em que ela tem trabalhado em um cardápio tropical com ingredientes brasileiros. Ativista e militante, Rebecca também integra o projeto Meet my mama, que profissionaliza mulheres com o sonho de se tornar chef.

A cozinha de Rebecca privilegia uma enorme gama de ingredientes e referências da culinária raiz e indígena. Durante o primeiro confinamento em Paris, Rebecca participou do projeto Reffetorio, ação sociocultural dirigida pelo estrelado chef Massimo Bottura que resultou no lançamento do livro “Refettorio, 37 recettes anti-gaspi”, que traz pratos feitos de sobras de comidas. Rebecca e a amiga Marina Stroh Ibri, da La Brigaderie de Paris, criaram uma receita usando a casca da banana e integram o livro ao lado de cozinheiros renomados como Olivier Roellinger, Ghislaine Arabian, Michel e César Troisgros, Pierre Hermé, Mauro Colagreco e Cédric Grolet.

E foi durante sua temporada em um restaurante na Praia de Comporta, em Portugal, que a carioca recebeu a ligação de uma pessoa da comitiva de Madonna dizendo que a rainha do pop iria almoçar lá e queria algo vegetariano no cardápio. Da cozinha saíram entradinhas com lentilhas e um veggie burger de batata-doce com grão-de-bico, páprica defumada, ketchup de beterraba e iogurte com alho. Um mês depois a cantora voltou ao local. Rebecca repetiu o menu, foi chamada à mesa, aplaudida e contratada como personal chef da cantora durante um ano. (Por Mario Kaneski de Moraes, fundador do laboratório criativo Estúdio Arara, sediada em Paris)

Play para conhecer mais dessa top chef.