12.12.2020  /  9:00

Pretende tatuar as mãos? Saiba quais os cuidados necessários para a cicatrização e inspire-se nos famosos

David Beckham, Rihanna e Shawn Mendes / Crédito: Reprodução

Tatuagem é arte e foi o tempo em que as pessoas escolhiam desenhos discretos e em locais escondidos para eternizar no corpo. Atualmente vale tudo e a nova tendência é tatuar as mãos, assim como Rihanna, Shawn Mendes, David Beckham e várias outras celebridades. Mas, afinal, como é a dor nesse local? E a cicatrização?

O tatuador americano Johnny Dagger contou para o portal ‘Allure’ que, de fato, o processo de cicatrização de tatuagens nas mãos pode ser muito diferente daquele em outras áreas do corpo. “Dependendo da área exata das mãos, a cicatrização pode ser completamente diferente. A melhor aposta é a parte superior dos dedos e a parte superior das mãos. Essas duas áreas vão cicatrizar bem e não desaparecerão rapidamente. Em outros locais, a tatuagem pode permanecer ou não”, diz o profissional.

Em outras palavras, algumas partes das mãos têm muitas articulações e vincos, no qual manchas e desbotamento podem ocorrer facilmente. A palma, o lado da mão ou o meio dos dedos são bons exemplos disso, justamente por não reterem a tinta como os outros locais. É a mesma coisa que pintar uma tela com um monte de rugas: é difícil colocar tinta igualmente com eficácia. Além disso, em comparação com o resto do nosso corpo, as mãos sofrem muito mais desgaste diário, já sempre estão expostas ao sol, por exemplo.

Tudo isso deve ser levado em conta na hora de pensar na sua tatuagem na mão, mas não queremos, de forma alguma, te desencorajar. Mesmo com esses fatores, é possível manter o desenho sempre hidratado e bonito. A seguir, saiba como cuidar da sua tatuagem de acordo com profissionais no assunto.

Mantenha a tatuagem hidratada

Quem já fez tatuagens em outros locais sabe que manter a hidratação é essencial, e nas mãos isso se faz ainda mais necessário. “Como acontece com a maioria das tatuagens é melhor manter a área limpa e evitar que resseque demais”, explica o tatuador de Nova York, Ron Mor. Além disso, é importante lavar bem o local três vezes ao dia: de manhã, à tarde e antes de dormir.

Para os primeiros dias de cicatrização, Mor recomenda a aplicação de uma pequena quantidade de pomada cicatrizante. Se achar melhor pode pedir que o tatuador indique a melhor pomada ou loção. Lembre-se de usar produtos sem fragrância para evitar mais irritação.

Evite coçar e use protetor solar

As tatuagens podem coçar muito durante o processo de cicatrização, então é mais fácil falar do que fazer, mas sacrifícios são necessários. Uma das regras desse período de cura é nunca coçar ou arranhar o local, o que pode comprometer a integridade das cores ou a nitidez das linhas. Caso você não consiga se controlar, é necessário cobrir a tatuagem para evitar esse tipo de situação.

Ao sair na rua, não se esqueça do protetor solar. Muitas pessoas se lembrar de usar protetor no rosto, mas ignoram as mãos: agora, essa não é mais uma possibilidade. Dê preferência para produtos à base de água.