15.09.2020  /  11:40

São Paulo tem inquérito sorológico com crianças de 4 a 14 anos. Saiba mais!

Inquérito Sorológico na terceira etapa para crianças || Getty Images

São Paulo está realizando pesquisa para identificar quantas pessoas na cidade foram infectadas pelo novo coronavírus. O Inquérito Sorológico será aplicado a crianças e adolescentes de 4 a 14 anos, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da cidade. A pesquisa está na terceira fase com crianças e quem participa são os alunos da rede municipal, estadual e privada de educação. A ideia é ajudar na prevenção e controle da Covid-19. E para prezar pela segurança dos cidadãos, os testes são feitos nas casas dos participantes. Dá só uma olhada nos procedimentos:

– As crianças são sorteadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Depois disso os agentes de saúde, devidamente identificados, entram em contato com os responsáveis.

– O morador recebe uma carta oficial de apresentação com nome e telefone da UBS de referência. Caso queiram checar a veracidade da pequisa, é só fazer contato telefônico com a unidade, confirmando a identificação do agente de saúde.

– O participante recebe uma explicação sobre o estudo e assina um termo de adesão. Se for aceito pelo morador, o teste, que consiste na coleta de amostra sanguínea, é realizado com todos os cuidados e sem riscos à saúde.

Além do trabalho de prevenção feito pela prefeitura, é importante fazer sua parte, glamurette! Sempre que puder, fique em casa e se precisar sair, use a máscara e mantenha as mãos sempre limpas. Evite aglomerações e mantenha o distanciamento social. A prefeitura ainda alerta para a propagação de fake news. As notícias falsas confundem e prejudicam as pessoas e não ajudam no enfrentamento da pandemia. Para mais informações, vem para o site Prefeitura de São Paulo.