11.05.2017  /  17:53

Por dentro do jantar a 4 mãos de Jefferson Rueda e Gustavo Torres no L’Atelier

cine chef
Gustavo Torres e Jefferson Rueda, o tartar de porco e as amoras com sorbet de tomate e soro de leite || Créditos: Frâncio de Holanda

Depois de assumir com outros cinco sócios o restaurante do Hotel Sheraton em São Paulo, o L’Atelier, em fevereiro de 2016, o chef Gustavo Torres convidou um de seus mentores, Jefferson Rueda, para um jantar a 4 mãos que aconteceu no espaço nessa quarta-feira. Glamurama estava lá e comprovou a sintonia da dupla, que se dividiu em um menu de 4 etapas com 13 pratos. Rueda, como era de se esperar, mostrou toda sua expertise na carne de porco logo nos beliscos, com costelinhas envoltas em alface e algas. Torres acompanhou o tema e fez bonito no tartar de porco maturado com tutano e cogumelos. Mas nas entradas, criador deu a deixa à criatura, limpando o paladar com amoras com sorbet de tomate e soro de leite para dar espaço ao delicioso lagostim no vapor com musseline de abóbora e farofa de castanha de caju com carne seca e redução de laranja com papaia do chef da casa.

Nos pratos principais, Torres continuou nos frutos do mar, com polvo e anéis de lula, enquanto Rueda mostrou sua veia caipira no cupim com quirella de milho e ervas daninhas em molho de jabuticabas da horta. Na sobremesa, foi Gustavo quem deu o tom com pudim de leite perfeito, cocada cremosa e sorbet de limão siciliano com calda de beterraba e licor de amêndoas. No final, os chefs foram ao salão receber os parabéns e Gustavo agradeceu a Rueda, a quem ele dá o título de “um chef cozinheiro”.

A noite foi a primeira de muitas com chefs brasileiros convidados e a ideia é levá-los não só para jantares, mas também para almoços à beira da piscina do hotel. A cidade agradece. (Por Verrô Campos)