20.03.2012  /  17:00

Mostra exibe mais de 100 figurinos marcantes da história do cinema

Como não se lembrar do pretinho básico da Givenchy que Audrey Hepburn usou em "Bonequinha de Luxo"? Pois esse e muitos outros looks icônicos da história do cinema estarão na "Hollywood Costume", exposição que acontecerá no museu Victoria e & Albert, em Londres, na Inglaterra. Com curadoria de Deborah Nadoolman, a mostra demorou cinco anos para ficar pronta: "Eu não comecei pensando nas roupas em si, mas nos personagens que se tornaram cultura popular", contou a figurinista ao "Telegraph".

* Ao todo serão expostos 100 looks usados em filmes ícones de 1912 a 2012. O vestido usado por Judy Garland em “O Mágico de Oz” poderá ser visto de perto, assim como o famoso vestido de veludo de "E o Vento Levou", a jaqueta militar usada com camisa xadrez da personagem Travis Bickle em "Taxi Driver", a jaqueta de "Indiana Jones", o terninho usado por Kate Winslet em "Titanic", o figurino do pirata Jack Sparrow em "Piratas do Caribe" e a capa de Darth Vader em "Star Wars".

* E não acaba por aí, pois além do figurino a exposição ainda conta com vídeos e entrevistas com os figurinistas, atores e diretores por trás da construção desses personagens memoráveis. Gostou? Então é bom se agendar: "Hollywood Costume" estará em cartaz do dia 20 de outubro deste ano a 27 de janeiro de 2013 – e os ingressos já estão à venda pelo site www.vam.ac.uk.

O vestido usado por Audrey Hepburn em "Bonequinha de Luxo", cena do flme "The Birds," o look de Bérénice Bejo em "The Artist", o de Rose em "Titanic", o vestido de veludo de "Elizabeth: The Golden Age," e a curadora Deborah Nadoolman arrumando o figurino de Dorothy, usado por Judy Garland em "O Mágico de Oz": tudo na expo "Hollywood Costume".