Publicidade
Meditar é preciso || Créditos: Getty Images
Meditar é preciso || Créditos: Getty Images

Luiza Hummel, instrutora de meditação, mindfulness e autocompaixão, que há três anos está à frente da Kavanah, espaço livre de fórmulas, que ensina diversas técnicas de conexão com o presente.

Da revista PODER de setembro

MEDITAR É SINÔNIMO DE NÃO PENSAR? Meditação é uma habilidade que depende de treinamento. Tem uma definição que fala em capacidade de focar em um pensamento específico, sendo esse pensamento a técnica de meditação a ser utilizada. Então, não quer dizer ficar sem pensar, mas aprender a direcionar a mente para um foco selecionado. Foco que pode ser, por exemplo, a respiração, as sensações do corpo, os sons do ambiente, um mantra, uma visualização. Usa-se esse foco como uma âncora para sua mente. Imagine um barco ancorado. O mar nunca vai estar constante, está sempre em movimento. E essa âncora não deixa o barco ir longe, certo? Independentemente se o mar está agitado ou calmo, a âncora vai sempre trazer o barco de volta. É, dessa forma, que a âncora funciona na meditação.

ENTÃO É UMA PRÁTICA ACESSÍVEL A TODOS. MESMO PARA OS MAIS DISTRAÍDOS. Sim! Para todo mundo. A meditação é uma habilidade que nós treinamos como aprender a andar de bicicleta, dirigir, tocar um instrumento. É algo que requer prática e treinamento, mas que qualquer pessoa pode treinar.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DE MEDITAR? No cérebro, temos dois sistemas, o racional e o emocional. A parte emocional é responsável pelas nossas reações de impulso; é aquela que nos faz reagir sem pensar. Quando nós meditamos, ativamos partes que são ligadas ao outro lado, o sistema racional. Isso significa que a meditação vai ativar mais o lado racional e diminuir a atividade cerebral do nosso sistema emocional. Por essa razão que a meditação trabalha muito a presença, foco, raciocínio e autocontrole. A pessoa passa a não responder imediatamente, sendo capaz de atravessar uma situação de estresse, ou ansiedade, de modo a olhar para ela de forma racional, não deixando que a emoção tome conta. Não significa ter controle sobre o que vai acontecer, mas ter mais controle sobre nossas reações. A meditação é, sem dúvida, uma ferramenta para aprender a lidar com o estresse do dia a dia.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Gisele e o boom das propriedades equestres de luxo

Gisele e o boom das propriedades equestres de luxo

Esse artigo explora a crescente tendência no mercado imobiliário de luxo de valorização de propriedades com instalações equestres de alta qualidade. Utilizando o exemplo recente de Gisele Bündchen, que investiu milhões em um château na Flórida, GLMRM ilustra como essas instalações se tornaram mais do que um mero “extra”. Elas agora são consideradas investimentos inteligentes, especialmente em tempos de incerteza econômica, e representam um estilo de vida exclusivo que atrai a elite financeira global.

Instagram

Twitter