Publicidade

1. A regulamentação do direito de greve do funcionalismo público é uma necessidade imperiosa diante dos danos que ela tem causado aos cidadãos. Não se trata de coibir a liberdade de reivindicação ou de manifestação. Trata-se de fazer respeitar os direitos dos cidadãos que pagam seus impostos na vã esperança de que os “servidores públicos” são “servidores do público”. Enquanto ela não acontece é fundamental que a autoridade pública respeite os direitos dos grevistas mas imponha-lhes um “custo” pelos inconvenientes que sua paralisação causa à sociedade.

2. A situação é mais lamentável quando tais paralisações escondem mal o objetivo político-ideológico, como é, claramente, o caso do setor de educação, inclusive da Universidade de São Paulo. O “custo” que deve ser imposto, (a quem cuja paralisação faz mal apenas à sociedade, pois não tem patrão que paga o prejuízo) é o não pagamento, sem choro de vela, dos dias parados. Como disse um destacado líder sindical: “greve sem desconto dos dias parados é férias remuneradas”. Tão importante quanto aquela medida é cobrar judicialmente dos sindicatos, responsáveis pelos grevistas, indenização pela destruição do patrimônio público. Os “bárbaros” têm consciência da sua violência. Tanto assim que a praticam encapuzados. Deveriam ser identificados na forma da lei e submetidos ao seu rigor.

3. É evidente que o servidor do público deve ser selecionado por concurso público universal e remunerado adequadamente para que sua qualidade permita um avanço permanente de sua eficiência. O cálculo do “adequadamente” é o valor atual do salário mensal, incluídos os benefícios de uma aposentadoria generosa e todas as vantagens superiores às do setor privado (auxílio alimentação, creche, educação, etc.) que foram sendo “conquistadas” pelo corporativismo desde que aqui aportou com Cabral. Isso sem falar na “segurança” e estabilidade do serviço público.

4. A confusão na estrutura salarial dos três Poderes, que o próprio Governo instituiu nos últimos 30 anos, é responsável por graves injustiças (valor atual de salários, miseráveis ou milionários, de acordo com o “poder” de cada “classe”) e tem sido o principal estimulador das reivindicações dos que procuram com microscópio qualquer “isonomia”.

5. Esse é um problema que vai ter que ser enfrentado pelo próximo Governo. Não adianta falar em “choque” de gestão ou em “reestruturação” salarial. A experiência histórica ensina que estes sempre acabam apenas em maiores dispêndios! O que é preciso é uma “política salarial” aprovada no Congresso, que dê instrumentos e obrigue o Executivo a pôr ordem na confusão que vem sendo cuidadosamente criada nos últimos 25 anos.

Por Antonio Delfim Netto

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Gisele e o boom das propriedades equestres de luxo

Gisele e o boom das propriedades equestres de luxo

Esse artigo explora a crescente tendência no mercado imobiliário de luxo de valorização de propriedades com instalações equestres de alta qualidade. Utilizando o exemplo recente de Gisele Bündchen, que investiu milhões em um château na Flórida, GLMRM ilustra como essas instalações se tornaram mais do que um mero “extra”. Elas agora são consideradas investimentos inteligentes, especialmente em tempos de incerteza econômica, e representam um estilo de vida exclusivo que atrai a elite financeira global.

Instagram

Twitter