Check-in descobriu as melhores dicas para quem tem curiosidade de conhecer Goa, na Índia. A artista plástica Ana Helena Alves, que tem um pé no território indiano e outro no Brasil, é habituè de Goa, e vai contar os melhores programas para quem procura passar alguns, ou muitos dias em clima zen, sem dispensar um agito.
Confira o que fazer nas três praias mais agitadas de Goa – Anjuna, Chapora e Arambol:
Anjuna é a praia da balada: durante o dia tem o free market, das nove da manha até o pôr do sol. Detalhe: é considerado o maior free market da Ásia, tem de tudo e é superorganizado, dividido por setores – o lado europeu (coisas mais populares tipo roupas, cartucheiras, alargadores, tatuadores…) e o asiático (trabalhos de tye-dye, infinitas roupas, patchwork de espelhos, tapeçaria, e até a parte de alimentação e especiarias).
Onde se hospedar: o hotel que Nani sempre fica chama Laguna Anjuna. "São oito chalés, cada um decorado de uma maneira, é de superbom gosto é a melhor piscina de Anjuna. Mesmo quem não está hospedado pode passar o dia na piscina e almoçar por lá. Os quartos são enormes, arejados e private, um ótimo programinha durante o dia também".
Café da manha: Germani Bakery, um lugar todo aberto e no meio de um jardim – falam que é um easter breakfast, tem beagel, waffle, e não pode deixar de comer a coalhada com granola.
Na hora do break, o restaurante Curlies é o ponto de encontro de quem sabe se virar por Goa. É uma ótima pedida durante o dia – é um tiringuito, como eles dizem por lá – um bar badalado, que fica no final da praia do lado esquerdo. Não pode deixar de pedir o Banana Lasse, que é uma coalhada típica indiana batida com banana.
Para jantar: o melhor restaurante é o Sublime. O mais chique da cidade, tem um jardim gostoso e é o único restaurante na India que a cozinha é aberta. Até vinho servem lá.
Chapora ou Vagator é a praia chamada pelos estrangeiros de Espaguete Beach, porque todos os barzinhos da praia são de donos itailanos.
Durante o dia Ana Helena recomenda se jogar no Shark Fish e pedir o carro chefe que é o prato de camarão no espeto com legumes. Ficar por lá o dia inteiro e assistir o por do sol no Nine Bar que é um lugar tipo o Café del Mar de Ibiza. Fica no Morro em cima da falésia.
Comprinhas: Do lado do Nine Bar tem um centrinho que é ótimo para passear e fazer compras, só tem mercadorias típicas da Índia.
Para jantar o restaurante Fusion é otimo, fica ao lado de uma loja de jóias, de móveis e enfeites de casa. É o lugar mais chique da cidade.
A vida noturna de Chapora é o maximo, é uma rua só, cheia de barzinhos. Só trance e um som lounge. Não pode deixar de pedir a cerveja que chama King Fisher, que é a melhor da Índia.
A praia Arambol é a mais tranqüila e a mais autêntica: um clima hippie anos 60. Quem quer fugir da balada e ficar no sossego de um paraíso, vá para lá. Tem o melhor centro de yoga de Goa.
A praia é famosa por causa da falésia, e no final dessa falésia tem um rio onde todo mundo vai para passar lama branca porque, segundo a lenda, traz boas energias. Então vale a pena conferir, não?
Uma coisa interessante é a famosa árvore Bunnie Tree, que tem uma raiz gigante, onde há quinze anos uma comunidade hippie morou dentro, durante oito anos. Para chegar lá, precisa passar pelo tal do rio da lama branca. Super vale a caminhada! Por ali, tem sempre um sado – uma pessoa que anda de laranja que usa dreads e toca flauta ou citara.
As praias são uma bem pertinho da outra e fica difícil de escolher onde ir em cada dia! Mas opção é o que não falta!
por Fernanda Conde Motta