Zé Maria – dono de uma das mais charmosas pousadas de Fernanda de Noronha – a Pousada Zé Maria – dá dicas do que fazer num rápido final de semana em Fernando de Noronha. Aliás, ele garante que dois dias podem virar sinônimo de férias intermináveis para quem souber usufruir da ilha parasidíaca no Norte do país. Anote aí:
Para começar o dia, uma passada na praia da Atalaia. Tem uma piscina natural – e linda! – de um metro de profundidade e mais de 50 metros de diâmetro que fica sob pedras. Mas atenção: precisa chegar cedo, pois apenas um determinado número de pessoas pode passar por lá por dia.
Na hora que bater uma fominha, peçar um sanduíche no bar do Paulinho, na praça Flambóia, ou o sanduíche natural do Projeto Tamar. Leve e suficiente pra aguentar o dia. Ah… com um milk shake de Ovomaltine!!
Outro programa que vale a pena é sair da praia da Cacimba e fazer a trilha até a praia do Sancho. Quem aguentar, pode voltar para Cacimba e continuar o dia, ou a melhor pedida é subir as escadas do Sancho e pegar uma carona de volta para o carro!
A praia do Leão é linda e vale passar o dia mergulahndo com máscara em volta das pedras.
Já o melhor programa para o fim de tarde é descer a escada da praia do Sancho, ficar namorando um pouco, e subir na hora do pôr-do-sol – que deve ser apreciado no forte da praia do Boldró.
A dica para jantar é o festival gastronômico da própria Pousada, que tem mais de sessenta pratos diferentes. Depois pode ficar por lá mesmo, curtindo o deck com vista para o morro do Pico.
Ah, não esqueça de no final do dia, ver as desovas das tartarugas na praia da Cacimba do Padre ou na praia do Leão. Para quem quiser entrar de cabeça no assunto, também vale fechar o dia com a palestra do Projeto Tamar.
por Fernanda Conde Motta