Aninha Strumpf e Adriana Cymes descobrem Algodões e contam os melhores programas para fazer na terra baiana

Para quem quer passar a virada do ano na maior calamaria, Aninha Strumpf, da Garimpo + Fuxique, e Adriana Cymes, da Arroz de festa, sugerem um lugarzinho bem escondido, que quase ninguém conhece: Algodões. Já ouviu falar?
Fica na península de Maraú, e, segundo as duas, que são primas e sempre rumam para lá no Réveillon, "Algodões não tem nada, nada mesmo, é um paraíso ainda não habitado, um luxo sem luxo, bem “roots”, não tem nem água quente, nem supermercado, nem onde comprar camisinha, não tem restaurantes nem bares, muito menos lojinhas…".


Onde se hospedar: uma boa escolha é a pousada Paraíso dos Deuses, mais conhecida como a pousada do Fernando. É supersimples, mas muito charmosa, fica de frente para o mar e de costas para o rio.
Detalhe: Fernando prefere não dar o telefone, e não existe site. Para ele, quanto menos pessoas souberem, melhor. Afinal, para os nativos, quanto mais sossego, melhor! Mas, enfim, as duas também garantem: todo mundo é bem vindo e bem recebido por lá.
Outra opção é a pousada da Martinha, mas a dona tem a mesma aflição de divulgar seu cantinho… Difícil, não?


No jantar… Aninha e Adriana indicam o Sobrenatural, fica ao lado da pousada do Fernando. É o único bar/restaurante legal que tem na praia, a música é boa, tem vários pufes, mesinhas e tatames para receber a clientela. É ponto de encontro durante o dia e dá para ficar até de noite, quando são servidos sanduíches naturais, pizzas, caipirinhas incríveis de pitanga e carambola, e a melhor pedida: o suco natural de graviola.
Para almoçar, a dupla recomenda os petiscos da Pousada Paraíso dos Deuses, mas não deixam de indicar as delícias do Sobrenatural, e segundo elas, além desses dois lugarem estão aparecendo novos cantinhos ao redor da praia também.
Onde passear: nas praias ali perto, e todos os passeios que a Peninsula de Maraú tem para oferecer: mergulho, cachoeiras (a cachoeira de tremembé), tem a ilha de sapinhos, etc. Mas como as duas não saem de Algodões mesmo, não dá nem pra recomendar a melhor opção. Fica para os próximos que consguirem aterrissar por lá decidirem!

por Fernanda Conde Motta

Sair da versão mobile