Santos Dumont, o pai da aviação, criou o conceito do avião há mais de 100 anos, e mal sabia o quão grandiosa sua ideia se tornaria com o passar dos anos. Um exemplo desta revolução é o Airbus A380 (aeronave widebody quadrimotor a jato para o transporte de passageiros, fabricado pela EADS Airbus) que é considerado o maior avião de passageiros do mundo.
Há 18 anos, a Airbus lançou o A380 com um voo inaugural. Mas foi somente em 2007, há 16 anos, que ele realmente cruzou os céus, operado pela Singapore Airlines.
Tudo no A380 é grande. Para se ter uma ideia, ele comporta até 853 passageiros e foi pensado para suprir as necessidades dos aeroportos lotados.
Em 2017, a empresa entregou 221 aeronaves, boa parte para a Emirates, principal companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos. Em sua frota, a cia. conta 101 aeronaves.
Conhecido como palácio voador, o A380 mudou a forma de viajar. Nos aviões da Emirates, a primeira classe e a classe executiva do A380 são pura chiqueria: as cabines são privativas, com poltronas relaxantes, tem Wi-Fi e na TV as opções de filmes para assistir são infinitas.
Tem ainda um lounge bar e até spa. Para comer e beber, a gastronomia gourmet é acompanhada por uma boa carta de vinho. Em alguns trechos, como em Dubai, a Emirates oferece motorista particular para os passageiros da primeira classe. No Brasil, os únicos aeroportos que recebem esses aviões são: Guarulhos, em São Paulo, e Galeão, no Rio.
Com a pandemia, a Airbus resolveu parar com a produção do A380. Mas, com certeza, essas aeronaves de grande porte ainda vão continuar voando por aí por muito tempo.