Um menu inspirado nas comidas oferecidas aos orixás no Candomblé

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0

Roberta Ciasca lançou mais uma “Rodadinha”, uma espécie de menu temático temporário que ela serve em um de seus restaurantes, o Oui Oui, em Botafogo, no Rio. Dessa vez, ela se inspirou nas comidas oferecidas aos orixás no Candomblé. “Há muito tempo eu tenho vontade de me aprofundar e saber mais sobre o tema. As combinações e sabores soavam bem intrigantes para mim, como é o caso da rabada – ou carne de peito – usada no amalá, que é refogada com camarão seco e gengibre. Existe um mundo enorme de receitas. Muita coisa ficou de fora, dava para alterar o menu todo mês. Quem sabe?”, nos disse a chef.

* A “Rodadinha” é composta por quatro pratos em porção degustação [R$ 110,00, serve duas pessoas]. O menu traz versões gourmet da chef para as comidas dessa religião, mesclando ingredientes típicos da cultura africana com outros da nossa gastronomia. O resultado é uma interessante – e deliciosa – combinação de cores, aromas e sabores, que nos propõe uma refeição lúdica. Entre as sugestões está o amalá, uma “comida de rei” que, na versão servida no restaurante, é feita com um saboroso purê de banana da terra, mandioca e coco, coberto por quiabo, camarões e rabada desfiada. É um olhar da chef para um prato de Xangô. Outra receita é o alàyé, para “divindades da terra”, que vem com arroz de beterraba, folhas de mostarda [efó] e farofinha de amendoim.

* Para completar, o cliente pode escolher entre uma opção feita com peixe, o edja-atarè, ou uma com frango, o adie kekere. No edja-atarè, um prato para os Orixás das águas, o peixe é temperado com pimenta da costa, também conhecida como pimenta da Guiné ou atarè. Batizada de etá abado, a sobremesa foi idealizada por João Jourdan e traz um flan de milho vermelho com coulis de aluá [cachaça de milho], farofinha de pipoca doce e sorbet de graviola e cardamomo silvestre. Todas as receitas são servidas em gamelas trazidas de Feira de São Joaquim, na Bahia, especialmente para essa “Rodadinha”.

Serviço: Oui Oui – Rua Conde de Irajá, 85. Humaitá. Tel.: 2527-3539. Capacidade: 65 lugares. Horário de funcionamento do almoço: de segunda a sexta, das 12h às 15h. Horário de jantar: de segunda a sexta, das 19h à 0h. Sáb. e feriados, das 20h à 01h. Cartões de crédito: Todos. Cartões de débito: Visa Eletron/ Redeshop. Manobrista. www.restauranteouioui.com.br