* As dificuldades da vida nos ajudam a crescer. Ninguém cresce sem cair. Por isto, quando enfrentamos desafios, não podemos fugir. Veja o desafio como uma oportunidade de crescimento.
* Tudo que fazemos em nossa vida reverbera por toda a criação. Uma ação positiva nossa fortalece a força geral da positividade no mundo, e influencia outras pessoas na mesma direção.
* Minha mestra Karen Berg ensina que se todos os dias acordarmos pensando que tudo que achamos ter está conosco por empréstimo, e que somos todos parte da mesma energia ou Luz, será bem mais fácil ser feliz.
* No princípio todas as almas estavam unificadas. Hoje, procure ver o mundo pelo prisma da unidade. Encontre formas tangíveis de ajudar outras pessoas para que voltemos novamente a ser um.
* É um sentimento de vazio, falta ou carência dentro de nós que nos faz desejar o que os outros têm. Não foque no seu vazio. Conte suas bênçãos, veja tudo de bom que você tem na sua vida.
* Tome consciência dos perigos da inveja, tanto da que vem de outras pessoas como da que você mesmo sente. Proteja-se do olho gordo. Só quem nunca inveja os outros está totalmente protegido deste mal.
* Manter uma conexão com a Luz requer um espírito estável. Isto quer dizer se manter em equilíbrio não importa o que aconteça, o que lhe digam, o que lhe façam.
* Os obstáculos não devem ser vistos como inimigos. As dificuldades que enfrentamos nos fortalecem e nos permitem crescer. Pense: como as pessoas difíceis na sua vida podem ser uma presença positiva?
* As crianças não aprendem ao ouvir repreensões; elas aprendem vendo e fazendo igual. Você está dando o exemplo adequado?
* Lembre-se, não existe forma mais elevada de criação neste mundo do que criar uma nova vida.
* Sabe aquela frase: eu não pedi pra nascer? É falsa. Pedimos, sim, para nascer, para continuar nossa evolução espiritual. E mais: nós escolhemos nossos filhos e nossos filhos nos escolhem também.
* A energia de pensamento que entra no ato sexual deveria ser: Estou dando Luz e amor para quem eu amo, e juntos criaremos um circuito que trará energia criativa para o mundo.
* O propósito espiritual do ato sexual é trazer Luz para nossa vida. Isto não significa que seja errado obter prazer do sexo. É perfeitamente natural derivar prazer do ato sexual.
* O objetivo dos relacionamentos é nos ajudar a chegar ao nosso destino. Vendo os relacionamentos desta forma adquirimos consciência das belas dádivas que eles contêm e viajamos mais rápido em nosso caminho.
* Se as almas tiverem se esforçado o suficiente em suas metas espirituais elas recebem a permissão de se casarem numa união de almas gêmeas – que reúne duas almas que foram parte uma da outra desde sempre.
* Suas ações têm conseqüências, mas você é livre de mudar suas ações e assim mudar aquilo que irá vivenciar.
* No seu cerne mais íntimo você sempre sabe o que é bom para você numa situação e o que é prejudicial. Esta é a essência da honestidade – ser verdadeiro sobre nossos próprios motivos.
* Quem são as pessoas brilhantes e vigorosas que você conhece? São aquelas apaixonadas pela vida por saberem como deixar o passado para trás e seguir em frente.
* A separação de alguém que você ama, embora dolorosa, pode ser a sacudida que você precisa para libertar sua alma e reacender sua percepção da necessidade de crescer. O que você pode aprender desta provação?
* Pode ter certeza que o comportamento do seu companheiro tem uma lição para você. Se você se esforçar para entender o que é inevitavelmente descobrirá o que você precisa aprender.
* Não é importante quem tem razão numa discussão. O que importa é assumir a responsabilidade por parar o conflito. Vale mesmo a pena insistir em provar sua razão, apesar de toda a dor que isto está causando?
* Se você está sempre passando pelos mesmos desafios nos relacionamentos, há algo em você que precisa se modificar. Quando você fizer a mudança interior necessária o mundo externo automaticamente mudará.
* Seja qual for nossa fé, ela se desenvolve com ferramentas que melhorarão nossa vida diária. Destas ferramentas cabalísticas devemos derivar prazer, que é o propósito de nossa existência aqui na Terra.
* Toda vez que cedemos ao nosso comportamento reativo e não praticamos a restrição temos que fazer uma correção. A Kabbalah chama isto de tikun – a parte de nós que precisamos corrigir nesta vida.
* Tente ver o universo como a presença amigável que ele de fato é. Isto alegra a vida e a torna mais leve e iluminada.
* Quando você conhece suas próprias fraquezas com maior intimidade, você se torna mais compreensivo consigo mesmo – um passo importante para desenvolver paciência e amor pelos outros.
* Diz Karen Berg: Há sempre mais acontecendo dentro de uma pessoa do que aparece na superfície. A vida flui bem mais fácil quando vivida com harmonia.
* Yehuda Berg, autor do livro “O Poder da Cabala”, escreveu um outro livro chamado “Deus não cria milagres – é você quem cria”. A Luz do Criador está sempre aqui, simplesmente esperando que nós a ativemos.
* A astrologia é uma ferramenta poderosa para o auto-conhecimento, para entendermos o que temos que corrigir nesta vida e termos consciência de nossos pontos fortes e de nossas fraquezas.
* Ser viciado não significa somente ter dependência por álcool ou drogas. Todos nós, de uma forma ou de outra, somos viciados em alimentar o ego – sendo dependente de aprovação, ou querendo aparecer, etc.
* A Força da Luz do Criador é uma energia infinita de compartilhar o bem que está sempre presente, somente esperando para ser revelada. Num segundo tudo pode mudar, desde que você mude sua consciência.
* A Força da Luz do Criador é uma energia infinita de compartilhar o bem que está sempre presente, somente esperando para ser revelada. Num segundo tudo pode mudar, desde que você mude sua consciência.
* Toda a energia infinita do universo está disponível para você desde que você quebre os bloqueios que lhe afastam desta energia. O maior bloqueio na vida é gerado quando nos colocamos na posição de vítima.
* Em nossa vida cotidiana é muito fácil colocar a culpa nos outros, justificar nossa preguiça e desistir. A única forma de evitar a queda é abrir mão da energia temporária que vem de desistir em derrota.
* Você sabe exatamente como funciona o seu computador? Não. Mas ele funciona, e é isto que interessa. As ferramentas da Kabbalah foram testadas por milhares de anos e funcionam, mesmo se não entendemos bem como.
* Há sempre muito mais acontecendo dentro de uma pessoa do que aparece na superfície. A vida flui de forma bem mais fácil quando vivida em harmonia.
* A intolerância é o oposto do amor, porque condena e rejeita, o que o amor não faz. Se você tiver dificuldade de tolerar alguém, pense em três coisas que você gosta nesta pessoa.
* A intolerância é o oposto do amor, porque condena e rejeita, o que o amor não faz. Se você tiver dificuldade de tolerar alguém, pense em três coisas que você gosta nesta pessoa.
* Às vezes dizer não – realizar ações que aparentemente não são de compartilhar – pode ser exatamente o que seu parceiro precisa. Assim como você se afastar também pode ser o que ele precisa.
* Quando seu parceiro falar, peça para ter a capacidade de sentir seu espírito, sua energia, e para se relacionar com ele no nível em que ele estiver, seja qual for este nível, ensina a cabalista Karen Berg.
* Permita que a outra pessoa seja ela mesma em todos os seus relacionamentos. Foque em si mesmo e assuma responsabilidade por tudo que está acontecendo com você na sua vida.
* Restrição significa receber para compartilhar com os outros e parar de pensar no eu, eu, eu. É aí que a Luz do Criador pode fluir através de você e criar milagres.
* A satisfação profunda, duradoura, máxima só pode vir quando sua alma está alimentada, e o único alimento que satisfaz a alma vem do compartilhar incondicional.
* Toda pessoa tem uma outra metade, uma contraparte neste mundo – nossa alma gêmea. A mulher algumas vezes precisa esperar um bom tempo até que o homem crie um ambiente espiritual adequado a ela.
* A palavra Kabbalah vem do hebraico e significa receber. A Kabbalah nos ensina como receber a plenitude que buscamos e como encontrar o sucesso verdadeiro e duradouro na vida.
* Embora muitas pessoas tenham que lidar com problemas ligados à separação, no nível da alma separação simplesmente não existe. Nem mesmo na morte. Todos nós somos um.
* As mulheres são inatamente mais caridosas, afetuosas e amorosas. Por toda história bíblica, toda vez que um problema precisou de solução pela manifestação da Luz, foi uma mulher que trouxe a resolução.
* Minha mestra, a cabalista Karen Berg, diz: é preciso muito esforço para conseguir crescer emocional e espiritualmente. Sendo assim, tenha esperança e coragem se seu relacionamento for uma luta.
* Uma idéia linda que ouvi: a felicidade é como uma borboleta; quando você tenta pegá-la ela foge, mas quando você está ocupado com outras coisas ela pousa no seu ombro. Quer se sentir feliz? Ajude os outros.
* Não se afogue na culpa. O fato de ter feito uma má ação não lhe torna uma má pessoa. Embora sua ação tenha sido equivocada, você tem um lado iluminado e um lado obscuro, em eterna luta. Levante-se e lute!
* Como personagens de desenho animado que têm no ombro um anjo e um diabo tentando guiá-los, há dentro de nós o oponente nos tentando e a alma rogando que busquemos a plenitude duradoura. A quem você tem ouvido?
* A verdade está nos paradoxos. Para obter algum resultado, devemos fazer o oposto. Quer receber mais? Dê mais de si mesmo. Quer amor? Dê amor. Quer dinheiro? Doe dinheiro. É tudo ao contrário.
* O cabalista Rav Berg disse recentemente: O único motivo de virmos a este mundo foi para ver como lidaremos com nosso semelhante. Tratar os outros com mais bondade é a tarefa mais importante da humanidade.
* Dois tipos de atitudes geram conseqüências negativas: 1) agir ou falar de forma que prejudique outras pessoas. 2) quando temos a oportunidade de fazer ou dizer algo positivo e escolhemos não fazê-lo.
* As falhas que vemos nos outros com grande freqüência são aquilo que não admitimos ver em nós mesmos. Hoje, perceba o comportamento que lhe incomoda em outras pessoas e se pergunte: será que eu sou assim?
* A inveja em si mesma já é uma punição. Aqueles que invejam nunca podem se sentir realizados, pois sempre haverá alguém que tenha mais. É impossível ser feliz quando se tem inveja. Este é o próprio castigo.
* A maioria das amizades é condicional. A pessoa que tiver na vida um verdadeiro amigo, do tipo que estará ao seu lado mesmo quando todos os outros tiverem ido embora, pode se considerar grandemente abençoada.
* Quando fazemos alguma coisa esperando o retorno, este retorno não necessariamente virá. Quando fazemos sem cálculos, sem expectativas, sem esperar nada em troca. Aí que recebemos o máximo de energia.
* É importantíssimo apreciarmos as bênçãos e tudo de bom que temos na vida. Quem não dá valor ao que tem, perde. Infelizmente com grande freqüência só percebemos tudo que tínhamos de bom quando aquilo se foi.
* Imagine que um jogador de golfe conseguisse um taco mágico com o qual em todas as tacadas ele fizesse um hole in one. Qual seria a graça do golfe? Nossos maiores desafios nos oferecem nossas maiores dádivas.
* Todo casamento, parceria ou qualquer relacionamento bem-sucedido se baseiam na amizade. Em hebraico, a palavra amor tem o mesmo valor numérico da palavra um. Amar é se sentir um com o outro, sem separação.
* A cabalista Karen Berg pergunta: Por qual motivo rezamos? Qual a intenção? E responde: Ter a capacidade de reconhecer a presença de Deus em tudo que existe. Com este reconhecimento, como poderemos errar?
* O propósito da Criação é nos oferecer uma oportunidade de reconectarmos com o circuito original de amor e desta forma nos reunificarmos com o Criador, que é a verdadeira fonte de tudo que é bom e completo.
* O filamento da lâmpada resiste ao fluxo de energia do pólo positivo para o negativo. Esta resistência gera a luz. Na vida, resistindo aos desejos de gratificação instantânea geramos plenitude duradoura.
* A única maneira de eliminar o caos da sua vida e obter plenitude e satisfação permanentes é agindo como a Luz. Isto significa compartilhar e criar. Agindo como a Luz nos aproximamos dela e de toda a energia positiva.
* A Kabbalah é uma sabedoria universal que nos ensina as regras espirituais do jogo da vida. O que acontece quando você aprende essas regras? Todo seu talento e potencial podem se manifestar.
* Todos os desafios que enfrentamos são parte de um plano cuja intenção é nos ajudar a crescer e mudar. Os maiores desafios vêm das interações com outras pessoas, que revelam assuntos ainda não bem resolvidos.
* Vá em frente, disse a serpente, experimente a fruta. Achamos que nunca seremos pegos, mas no final acabamos enrolados em nossas próprias tramas de engano e ilusão. É mais fácil enfrentar a verdade.
* Antes de criticar alguém há três pré-requisitos a cumprir: (1) a crítica deve ser verdadeira; (2) você deve gostar e desejar o bem-estar da pessoa; e (3) tenha certeza que a pessoa está aberta para lhe ouvir.
* Um casamento, como tudo na vida, não é algo estático. É dinâmico, temos que estar constantemente trabalhando para o amor crescer. É como uma flor que tem que ser regada e receber carinho sempre.
* Tire de um rio uma pedra que estava lá há um dia e outra que estava há um ano e ambas secarão juntas. Não importa o tempo que você tenha agido negativamente. No momento em que quiser mudar sua cura começará.
* Sorria. Seu sorriso manda a seguinte mensagem: meu coração está aberto para ser seu amigo, para lhe escutar, para lhe entender, para me identificar com você. Dentro de mim, criei um espaço para você.
* As mulheres têm a capacidade não somente de absorver informação, mas também de transformar essa informação em algo prático. Este é um dos atributos que o Criador deu às mulheres quando projetou Eva. Use-o.
* A cabalista Karen Berg diz: Num caminho espiritual, o objetivo é se reconectar com a Luz do Criador. Este espírito não tem nome – não é cristão, judeu ou budista; não é masculino nem feminino; não é limitado.
* As mulheres são dotadas com maiores poderes intuitivos e possuem a capacidade de ver o que chamamos de realidade do 99%. Assim, podem cultivar nos filhos e nutrir o componente espiritual em seus maridos.
* É dando que se recebe. Quando compartilhamos mais, podemos receber mais. Se estamos sempre compartilhando, criamos um fluxo que nunca cessa. Compartilhe mais em todos os aspectos: afeto, dinheiro, tempo, amor.
* Não se coloque no papel de vítima. Na verdade nunca são as outras pessoas que lhe machucam ou magoam. É você quem machuca a si mesmo cada vez que se desconecta da Força da Luz.
* A sabedoria milenar da Kabbalah e a ciência moderna concordam: nossa consciência cria nossa realidade. Sendo assim, temos o poder de controlar nosso destino e sermos os diretores do filme de nossa vida.
* Fala-se muito da falta de honestidade com o bem público e com os outros. Mas será que somos honestos com nós mesmos? Se não estivermos dispostos a encarar nossas verdades acabaremos repetindo os mesmos padrões.
* Espiritualidade significa ter a capacidade de ver o que há de errado com nós mesmos, aceitar a idéia que é possível mudar, e demonstrar a disposição de verdadeiramente efetuar a transformação.
* Temos medo do que pensam de nós e de nossos segredos íntimos, e por isso nos escondemos para que não descubram que não somos tão espertos ou lindos como pretendemos ser. Aceite a si mesmo como você é de fato.
* Tudo no mundo opera por duas forças paralelas, uma que compartilha e a outra que recebe. Quando o masculino e o feminino – a Luz e o Receptor – se unem, não existe forma mais elevada de criação, uma nova vida.
* Obsessão é tentar tornar o errado certo. Todos nós estivemos envolvidos em amizades e romances nocivos em que calamos a voz da nossa intuição que sussurrava para sairmos fora. Está ouvindo algum sussurro hoje?
* A prática do bem e da generosidade será inesperadamente recompensada depois de algum intervalo de tempo. Aquilo que plantamos é o que iremos colher. Uma verdadeira compreensão disto transformará sua vida.
* Quando você ama a si mesmo, sabendo que estará bem mesmo se uma relação não der certo, poderá se mostrar vulnerável e desenvolver confiança no outro. Esta é a abertura para dar e receber amor de todo coração.
* Os cabalistas ensinam que a qualidade da alma que desce neste mundo depende do pensamento dos pais no momento da concepção. Os pensamentos do casal durante a relação atraem uma alma com vibração semelhante.
* O universo não é aleatório. Os acontecimentos da vida não ocorrem por acaso. Não existem coincidências. Há uma lei de causa e efeito, ação e reação. Quer ter um destino melhor? Plante melhores sementes.
* Minha mestra, a cabalista Karen Berg, ensina que as mulheres foram criadas para serem as líderes espirituais dentro do lar. É um papel feminino trazer a Luz para dentro de casa, para os filhos e o marido.
* As pessoas são nossos espelhos. O que vemos de errado nos outros é um reflexo do que precisamos consertar em nós mesmos. Uma pessoa que vê alguém fazendo uma coisa negativa possui em si um aspecto daquela natureza.
* Nosso oponente no jogo da vida não é alguém lá fora, seja um concorrente, ex-cônjuge ou chefe. O oponente vive dentro de nós – é nossa parte negativa e egoísta e sua principal arma é a dúvida e a incerteza.
* É importante aprender a diferenciar gratificação momentânea de satisfação e plenitude permanente. Nosso lado negativo nos faz ver só o prazer do momento, nos cegando para o preço que será cobrado mais tarde.
* Há sempre três partes envolvidas em qualquer relacionamento. Você. A outra pessoa. E a Luz do Criador. O verdadeiro propósito dos relacionamentos é nos ensinar como ter um relacionamento com a Luz.
* É fácil sentir amor e amizade quando a outra pessoa faz tudo como você quer. Mas e quando não é assim? Uma verdadeira conexão se estabelece quando se ama o pacote, com seu lado bom e seu lado negativo.
* Quando você se preocupa somente consigo mesmo, ensina a cabalista Karen Berg, não há espaço para o Criador. Quando você se preocupa de verdade com as necessidades dos outros o Criador pode cuidar das suas.
* Sua própria dor parecerá bem menor quando você estiver menos consumido com ela e mais preocupado com a dor dos outros. Escolha pelo menos uma pessoa hoje e simplesmente sinta a dor dela como se fosse sua.
* Examine seus relacionamentos e tenha coragem de identificar e admitir as áreas onde não está agindo da melhor forma que poderia. Se você conseguir ser honesto consigo mesmo poderá dar um grande avanço hoje.
* Você pode lutar com ganância e egoísmo para obter o que quer, ou pode apreciar o que recebe e compartilhar uma parte com os outros. Receber para compartilhar cria um circuito, um fluxo constante de energia.
* Num relacionamento interdependente nem sempre concordamos com os meios de chegar lá, mas precisamos estar de acordo em relação ao objetivo final. Os valores e aspirações do casal precisam estar alinhados.
* A culpa é com freqüência uma boa desculpa para não ter que fazer nada a respeito de uma dada situação. Assumir a responsabilidade significa usar tudo que acontece a você de forma a promover seu crescimento espiritual.
* O modo como recebemos a Luz determinará se a energia se manifestará como um curto-circuito – se formos egoístas – ou como uma corrente durável de satisfação – quando vemos a grande figura e pensamos nos outros.
por Shmuel Lemle