Hobbyhorse: conheça o esporte praticado com cavalinhos de brinquedo

O esporte viralizou nas redes sociais por ser curioso - Reprodução Freepik (@freepik)

O hobbyhorse se mostrou “primo” do hipismo pela semelhança nos obstáculos, circuitos de saltos e galopes e nas habilidades exigidas do cavaleiro. No entanto, a modalidade tem uma singularidade: a montaria não é num cavalo real, mas sim um cavalinho de brinquedo.

O esporte, que surgiu na Finlândia, viralizou na internet por conta dos vídeos ditos como engraçados ou bizarros, em que competidores percorrem o circuito em cima dos cavalinhos de brinquedo. Além disso, muitas pessoas criticaram e afirmaram que a modalidade não deveria ser vista como esporte por não passar de uma brincadeira.

@kht_duck Slovakia championship #khtduck #hobbyhorsing #dressage #hobbyhorse #slovakia ♬ original sound – Jhay🎧

No entanto, seus praticantes levam o hobbyhorse muito a sério. Com um vídeo que já bateu os 50 milhões de visualizações, uma competidora adolescente mostrou seus momentos depois de uma prova do campeonato na Eslováquia. “‘Hobby horsing não é um esporte, é fácil e todo mundo consegue fazer…’ Sério? Essa sou eu depois de minha rotina de adestramento… Eu estava quase desmaiando, não podia respirar”, afirmou ela na legenda.

@kht_duck Yeah, it looks easy, but this is reality :) #khtduck #hobbyhorsing #dressage #sport #realsport #reality ♬ Fangs (Slowed Down) – Dionnysuss

De acordo com o G1, a 11ª edição do Campeonato Finlandês de Hobbyhorse aconteceu no último sábado (15) e reuniu competidores do mundo todo. A alemã Nele Nöhrbaß, 18, participou da disputa que aconteceu na cidade de Seinäjoki, a 350km de Helsinki. “Competições como essas são lugares seguros onde ninguém julga você por fazer o que ama”, afirmou ela.

A competidora teve seu primeiro contato com o esporte aos 12 anos, ao ver no Youtube. “Acho que o que me atraiu foi a diversidade. Não se trata apenas do esporte em si, mas da criatividade que ele traz. Você pode fazer seus próprios cavalos ou arreios, pode tirar muitas fotos e vídeos. Eu gostei desde o início”, justificou a atleta.

Como funciona?

Nele Nöhrbaß explicou que a modalidade de hobbyhorse tinha o objetivo de imitar os movimentos que os cavalos reais fazem, mas no cavalinho de brinquedo. Além disso, quando são competições, os juízes irão avaliar a habilidade e elegância dos competidores ao fazerem os movimentos de cada categoria. Existem as categorias de “salto”, “faroeste” e “adestramento”.

Sair da versão mobile