Publicidade

A mergulhadora Karol Meyer é uma das atletas brasileiras com maior número de títulos mundiais, oito ao todo, tanto na apneia, quanto nos mergulhos com garrafa. Em 2008, ela chegou a conquistar o recorde mundial com 18 minutos e 32 segundos em apneia estática. Haja fôlego! Glamurama e Suzuki conversaram com esta moradora de Florianópolis, para saber como é este esporte que nos leva aos paraísos mais profundos e intocados.

Como foi o seu início no mergulho? Mergulho por diversão desde muito pequena e de forma esportiva, competindo, desde os 28 anos. Hoje tenho 44 anos.

Fora o mergulho, que outros esportes você pratica? Eles ajudam na sua performance? Corro, faço travessias a nado e surfo de bodyboard. Todos eles me ajudam a manter o condicionamento aeróbico e trabalham a musculatura, que envolve a respiração, base para uma boa ventilação e uma boa apneia. Ao contrário do que muitos imaginam, é preciso respirar bem, para se ter uma boa apneia também.

O mergulho ajuda no seu preparo físico? Sim, principalmente na parte aeróbica, alongamento e na parte psicológica, trazendo mais calma, controle e interiorização. A contemplação do fundo do mar e a água nos tranquiliza.

O que você recomenda para quem quer começar a mergulhar? Fazer um curso específico. Eu mesma ministro cursos de vários níveis.

Quais são as pré-requisitos para a prática? Todo mundo pode mergulhar. A única preocupação maior é para quem possui pressão alta ou outro problema cardíaco, pois o mergulho sobrecarrega um pouco a atividade cardíaca e, para a prática com segurança, é necessário a liberação de um médico. Outro item essencial é respeitar as regras de segurança, a primeira e mais importante é: jamais mergulhar sozinho.

Quais foram os lugares mais incríveis onde você mergulhou? Bonaire e Ilhas Cayman no Caribe, Fernando de Noronha, Mar Vermelho no Egito e Rodes na Grécia.

Tem alguma imagem que você tenha visto durante o mergulho que nunca mais esqueceu? Quando uma baleia franca passou por baixo de mim. Também já fiquei cara a cara com um tubarão nas Bahamas e, é claro, os Meros (os grandes peixes conhecidos como os senhores das pedras) no parque dos meros no litoral do Paraná.

Para saber mais sobre Karol e os cursos de mergulho ministrados por ela clique aqui

*Acompanhe as novidades da Suzuki no site www.suzukiveiculos.com.br; curta a página no Facebook (facebook.com/suzukibr), siga no Instagram (@suzukibr) e Twitter (@suzukiveiculos).

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter