COLUNA NOVA YORK

Águas

A primeira quadrienal de arte pública acaba de abrir em Governors Island, uma ilhota que só pode ser acessada por uma balsa que sai de downtown de hora em hora. A ilha foi comprada dos habitantes nativos, os Mannahattas, por um holandês em 1637 e até os anos 1960 serviu de base militar. É um local muito charmoso, com prédios abandonados e vegetação silvestre. Este ano é palco para a mostra de arte contemporânea –  são 19 instalações site-specific, incluindo vídeos . O perfeito programa para um dia de sol.  Aproveitem para passar pela Praia, The Beach,  formada por 300 toneladas de areia importadas de Long Island – é possível até assistir a um dos muitos concertos que vão acontecer em julho e agosto neste mini-litoral de Manhattan.
PLOT quadrienal de arte pública
THIS WORLD & NEARER ONES
Apresentada por Creative Time
Aberta sexta, sábado e domingo
Governors Island


Combo
Outro programa divertido acontece no P.S.1, a instituição de arte em Long Island City, localizada a uma estação de metrô de Manhattan. As tardes dançantes tem música experimental e um público jovem e moderno que lota o pátio todos os sábados à tarde. A cada ano, PS1 abre um concurso para jovens arquitetos que desenham o cenário destas festas. São animadíssimas.
Warm Up
P.S.1 Contemporary Art Center


Grandes mestres
Há um êxodo de novaiorquinos a caminho de Boston. A razão é a extraordinária mostra que reúne três gigantes do renascimento veneziano, Tiziano, Tintoretto e Veronese. Os três mestres eram rivais e a sua relação, apesar de competitiva, era formada por incrível dinamismo e criatividade, o que resultou no “estilo veneziano” que conhecemos hoje.  Os quadros são maravilhosos. Além do mais, a curadoria é em colaboração com o Louvre . Das 57 obras que fazem parte da exposição,  14 vem de Florença e Veneza.  Imperdível.
Titian, Tintoretto, Veronese
Rivals in Renaissance Venice
Museum of Fine Arts, Boston
Até 16 de agosto

Sair da versão mobile