A Galeria de Arte Ipanema completa 45 anos em 2010, consagrada como uma das mais importantes e pioneiras do país. Para celebrar a data, abriu a temporada de exposições com a mostra do venezuelano Carlos Cruz-Diez. No decorrer do ano, ainda presenteará o público com mostras de Di Cavalcanti e Jose Resende.
* Escolhido para ser o primeiro artista nas comemorações da Galeria de Arte Ipanema, Cruz-Diez, considerado o artista cinético vivo mais importante no mundo, traz a cidade uma seleção de 25 obras, com curadoria de Cristina Burlamaqui e coordenação e direção de Luciana Sève.
* Pela primeira vez em uma exposição individual no Brasil, cinco fases do artista foram pinçadas para a mostra: Physichromie, com painéis feitos de tiras finas de madeira e plástico pigmentados que parecem mudar de cor dependendo do ângulo observado; Chromointerferences, em que os efeitos da cor são criados pelo movimento mecânico; as Transchromies, com folhas de acetato sobre eixos rotativos; Induction Chromatique, combinando cores contrastantes; além de Couleur Additive.
* Para quem se interessou fica a dica. A exposição poderá ser apreciada até meados de junho.
Por Antonia Leite Barbosa