Estilo, moda e fotografia são os temas que vão ocupar o calendário 2009 do International Center of Photography. Começa com quarto exposições, cada uma atuando numa área específica do mundo fashion. A começar pelas 175 fotografias de Edward Steichen, feitas para Vogue e Vanity Fair na primeira metade do século 20 e, pela primeira vez, reunidas numa instituição pública. Percebe-se neste grupo a influência que estas imagens tiveram na carreira do fotógrafo.
O crítico Vince Aletti, que escreve para a revista The New Yorker, é o curador das 70 imagens, sob o título de inspiração surrealista, “This is Not a Fashion Photograph”, que foram selecionadas nos importantes arquivos do museu. Explora-se aqui as raízes não-fashion do mundo fashion, a partir de uma fotografia de Jacob Riis (c.1892) até uma recente de Bruce Davidson.
A beleza estranha da fotografia de moda dos últimos anos é assunto fascinante. A produção mais inovadora e radical de conhecidas estrelas como Steven Meisel, Paolo Roversi, Steven Klein e outros, encontra as suas fontes de inspiração na arte, sexualidade, mídia digital e cultura jovem. Junto ao material fotográfico, estão capas de revistas de publicações do mundo inteiro.
Para terminar, uma boa surpresa: impressões modernas e vintage dos negativos recém-descobertos do húngaro Martin Munkacsi, que morreu em 1963. O material é fundamental para entender o processo criativo deste grande fotógrafo. No ano que vem, seguem-se duas restrospectivas, de Richard Avedon e David Seidner, além de uma trienal que terá como enfoque a relação entre a fotografia de moda e a arte contemporânea.
International Center of Photography
Weird Beauty:Fashion photography Now
Edward Steichen: in High fashion: The Conde Nast Years 1923-1937
This is Not a Fashion Photograph
Munkacsis Lost Archive
Até 3 de maio
http://www.icp.org/