Chef do Cipriani Veneza no Cipriani do Copa: a gente provou

Renato Piccolotto e Luca Orini

Por Michelle Licory

Renato Piccolotto, chef do Cipriani Veneza com 35 anos de casa, veio fazer um “intercâmbio” no Cipriani do Copacabana Palace, no Rio. Glamurama provou o menu em primeira mão em um almoço exclusivo essa terça-feira. E você pode ir lá conferir a partir desta quinta até o dia 17, glamurette. Claro que a gente passou na cozinha para observar Renato em ação, ao lado de Luca Orini, o chef do restaurante daqui. E aproveitamos para bater um papo com o italiano. “É a terceira vez que venho ao Brasil, sempre a convite do Copa. Gosto muito de ir ao Pão de Açúcar e ao Corcovado, comer churrasco… Mas a melhor feijoada que encontrei foi em São Paulo. Também adorei a comida baiana da Dada, que provei em 1997. Temperada e saborosa!”

* Perguntamos se ele acha esses dois Ciprianis parecidos. “Sim e não. É porque a qualidade dos produtos é diferente… Você encontra coisas boas lá e aqui, mas o sabor muda. E nós não adaptamos. É melhor cozinhar o que cada lugar tem de melhor. Mas aqui eles servem alguns dos clássicos da minha cozinha, da minha criatividade.”

* Será que um dia ele poderia vir morar no Rio, como seu conterrâneo Luca? “Talvez… Na próxima vida”, disse, dando uma gargalhada tipo “nem morto”.  Mas por quê? Isso Renato não respondeu, meio sem graça. E como ele escolheu o menu do almoço, com direito a risoto de abóbora com chocolate? “Respeitando minha filosofia, que é simplicidade. Comida bem simples, e sempre mantendo os sabores ao cozinhar. Não misturar… Se você quer abóbora, é para sentir o gosto da abóbora. Não se deve camuflar com muita manteiga ou parmesão, por exemplo.” Vem ver esse e os outros pratos mais todo o making of na nossa galeria de fotos, aqui embaixo!

[galeria]685776[/galeria]

 

 

Sair da versão mobile