03.12.2019  /  19:42

Pegando carona no sucesso de Lurdes, de ‘Amor de Mãe’, relembre outras personagens que representaram a mulher nordestina na TV

Maria do Carmo, Lurdes, e Tieta: nordestinas inesquecíveis / Crédito: Globo

Regina Casé está roubando a cena em “Amor de Mãe” como Lurdes, a mulher forte do Rio Grande do Norte, batalhadora, mãe de quatro filhos e que vira uma fera quando alguém mexe com eles. A história dela, que ainda por cima lida com o drama da procura de um filho desaparecido, conquistou o público, que se identifica com a mãe-leoa e com seu jeito despachado. Um papel na medida para Regina, que recentemente emocionou muita gente com sua Val, personagem semelhante no filme “Que Horas Ela Volta?”.

Mas ela não está sozinha nesse barco. Outras atrizes já deram vida a nordestinas cheias de raça e carisma. Como esquecer Maria do Carmo (Suzana Vieira), de ‘Senhora do Destino’, Tieta (Betty Faria), de ‘Tieta do Agreste’, entre outras. Para homenagear essas arretadas mulheres, relembramos personagens que marcaram história na TV.

Porcina (Regina Duarte)

Viúva Porcina (Regina Duarte) / Crédito: Reprodução

A Viúva Porcina marcou época em ‘Roque Santeiro’. A personagem de Regina Duarte está na lista das inesquecíveis. Peruíssima e divertida, era muito inteligente e intuitiva. Ganhou prestígio na cidade fictícia de Asa Branca com a história de que havia sido casada com Roque (José Wilker), a quem teria conhecido quando trabalhava como balconista. Conquistou o coração de Sinhozinho Malta (Lima Duarte), com quem protagonizava as cenas mais hilárias da novela.

Maria do Carmo (Suzana Vieira)

Maria do Carmo (Suzana Vieira) / Crédito: Reprodução

Muito parecida com Lurdes, de ‘Amor de Mãe’, Maria do Carmo era uma personagem solidária e que fazia de tudo para manter a família unida em “Senhora do Destino”. Ela teve a filha recém-nascida sequestrada e fez de tudo para manter próximos os quatro filhos homens – Reginaldo (Eduardo Moscovis), Leandro (Leonardo Vieira), Viriato (Marcello Antony) e Plínio (Carlos Eduardo Dolabella). Nordestina arretada e que nunca abaixa a cabeça.

Tieta (Betty Faria)

Tiêta (Betty Faria) / Crédito: Globo

Criada por Jorge Amado, Tieta ganhou vida na TV com Betty Faria. A história da garota que foge da minúscula Santana do Agreste ao ser expulsa de casa pelo pai e reaparece 20 anos depois, reproduz a realidade de muitas mulheres. Tieta volta por cima à cidadezinha onde nasceu para derrubar tabus e preconceitos, e se vingar de todos os que a maltrataram.

Antônia (Isis Valverde)

Antônia ( Isis Valverde ) / Crédito: Globo

Em ‘Amores Roubados’, Isis Valverde interpretou Antônia, moça apaixonada por fotografia que sofre com as expectativas do pai de que ela assuma os negócios da família. Após uma temporada na Itália, estudando vinhos, ela decide voltar ao sertão para encarar o pai. Chegando lá, se apaixona por Leandro (Cauã Reymond), de quem engravida, mas sofre ao descobrir que o rapaz seduziu sua mãe e teve um caso amoroso com Celeste (Dira Paes), amiga da família.

Lurdes (Regina Casé)

Lurdes (Regina Casé) / Crédito: Globo

Lurdes é de Malaquitas, cidade fictícia no Rio Grande do Norte. A personagem deu à luz quatro filhos: Magno, Ryan, Domênico e Érica. Há 26 anos, enquanto Lurdes estava na maternidade em trabalho de parto de Érica, Jandir (Daniel Ribeiro), seu marido e pai das crianças, vendeu Domênico de dois anos a um traficante de crianças do Rio de Janeiro. Desde então, ela vive para cuidar de seus filhos e procurar Domênico.