22.04.2015  /  14:38

Paulo von Poser redescobre Brasília e transforma tudo em exposição

 

Paulo Von Poser e as frases retratadas em Brasília || Divulgação: Andre Ligeiro / Reprodução
Paulo Von Poser e as frases retratadas em Brasília || Divulgação: Andre Ligeiro / Reprodução

Paulo von Poser está completamente apaixonado pela poesia urbana de Brasília. Ele esteve na cidade nesse feriado – em que também foi comemorado o aniversário de 50 anos de Brasília – com seus alunos da Escola da Cidade, que fica em São Paulo. Por lá, retratou as frases estampadas no mural da Funarte, perto do Centro de Convenções Ulisses Guimarães, além de desenhar muito, claro!

Paulo está tão envolvido com Brasília que toda essa aproximação vai virar a exposição “O direito à paisagem”, que deve estrear em setembro, no Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Na mostra, desenhos, pinturas e até fotos da primeira visita dele à cidade, em 1980. “Estou encantado com Brasília nesta nova fase de descoberta e sinto que aconteceu uma grande transformação em relação aos moradores e seus espaços públicos”, explica.

A exposição ainda trará a visão dele sobre outras duas cidades: Rio de Janeiro e São Paulo. “Nesse trabalho quero mostrar como Brasília, mesmo sendo uma cidade tombada, consegue preservar sua linha de horizonte. Em São Paulo temos uma paisagem ‘negada’ sem céu e nem horizonte. Do Rio de Janeiro vou levar a paisagem histórica e a relação com a natureza”. Cult.