05.03.2015  /  16:19

Para The Guardian, Sala São Paulo está entre as 10 melhores do mundo

aaa
Sala São Paulo está entre as dez melhores do mundo || Crédito: Divulgação

A Sala São Paulo foi eleita pelo “The Guardian” uma das dez melhores casas de concertos do mundo. Inaugurado em 1999, o espaço foi descrito pelo jornal britânico como inusitado. “Quando estavam escolhendo um novo lugar para a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo nos anos 90, pareceu um pouco improvável ele acabar ao lado de uma estação de trem”, diz a reportagem.

A publicação ainda definiu a sala como de proporção certa, já que a largura é a mesma do Boston Symphony Hall, além de comprimento e altura iguais ao Grosser Musikvereinssaal, em Viena. “É possível admirar as colunas gigantes da praça original, assim como o teto móvel gigante que ajuda a mudar a acústica, dependendo se a orquestra é de música barroca ou romântica”.

*

O teto ajustável da Sala São Paulo possui 15 painéis, cada um pesando 7,5 toneladas e que são sustentados por 20 cabos enrolados. Os painéis podem ser controlados individualmente, permitindo que o volume do hall possa ser ajustado entre 12 mil e 28 mil metros cúbicos. Abaixo, as outras nove salas de concerto entre as melhores do mundo, eleitas pelo “The Guardian”.