17.12.2019  /  9:00

Para não chegar com aquele ‘branco escritório’ na praia, os autobronzeadores são a solução

Confira algumas dicas infalíveis para não causar nenhum dano à pele nesse verão / Crédito: Instagram

O verão está logo aí e, nessa época, o destino de grande parte das pessoas é a praia. E para não dar pinta na areia com aquele cor de escritório, uma boa saída é investir no uso de um bom autobronzeador. Mas atenção para alguns cuidados.

“Esses produtos possuem um princípio ativo chamado dihidroxiacetona, que interage quimicamente com a queratina presente na pele e forma o pigmento escuro que deixa a cútis bronzeada. Essa substância reage com as proteínas da camada superficial da pele, resultando na produção de melanoidinas – que são os pigmentos que dão aquela cor dourada. Os autobronzeadores evoluíram muito e agora deixam um efeito natural, mas é preciso saber escolher bem o produto e aplicar”, explica a dermatologista Karla Assed, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A seguir, confira algumas dicas infalíveis para ficar com a cor do pecado nesse verão!

Antes de aplicar o produto:
“O ideal é aplicar o autobronzeador na pele seca e limpa”, indica Karla. Portanto, os primeiros passos são:

– Retire qualquer tipo de acessório;
– Tome banho para a pele ficar limpa e não reter resíduos;
– Se puder, faça uma esfoliação corporal;
– Seque muito bem a pele, sem deixa-la úmida;

Durante a aplicação do produto:
Por interferir na pigmentação da pele, é preciso espalhar bem, de maneira uniforme por todo o corpo. Assim, evita que as tonalidades fiquem diferentes e possíveis manchas. Além disso, tenha cuidado especial com áreas de dobras e de proeminência óssea, que podem ficar mais escuras. Alguns outros cuidados:

– Lave bem as mãos após a aplicação, assim as palmas das mãos não ficam amareladas. Caso prefira, aplique com luvas;
– Não vista roupa durante 20 minutos após a aplicação;
– Não faça exercícios até 4 horas após a aplicação;
– Tome banho apenas 8h após a aplicação do produto.

Após aplicar o produto:
“Quando se pega sol após a aplicação, o bronzeado dura mais e a cor da pele fica mais bonita. Mas isso não quer dizer que não precisa usar filtros solares”, ressalta a especialista. Ou seja, use o autobronzeador para dar uma cor à pele, mas isso não muda em nada os procedimentos indispensáveis na hora de se expor ao sol: protetor solar, sempre! E viva o verão!