06.05.2021  /  12:44

Pandemia, pautas sociais e Juliette: O que levou o BBB 21 a se tornar o programa mais comentado do Twitter no mundo?

Juliette Freire, campeã do BBB 21 || Créditos: Reprodução

Estamos todos órfãos de Big Brother Brasil. Depois de mais de três meses de programa e 100 episódios no ar, o reality show chegou ao fim na madrugada desta quarta-feira com a vitória da paraibana Juliette Freire. A temporada que foi repleta de recordes batidos alcançou um último: mais de 380 milhões de tweets foram postados sobre o BBB21 em todo o mundo.

O número milionário equivale a um crescimento de mais de 40% em relação à edição do ano passando, em 2020, quando o reality se consagrou como o programa mais comentado no Twitter global, gerando mais de 270 milhões de tweets durante o período em que esteve no ar.

Todo esse sucesso e repercussão não foram resultado de um fator único, mas de vários combinados. Primeiramente? As medidas restritivas e o isolamento social, é claro! Não há como negar que a pandemia potencializou a audiência em torno do programa. Diante da crise de saúde e econômica, os hábitos e as rotinas dos brasileiros mudaram, garantindo ao entretenimento o posto de grande responsável pelas conversas e engajamento na plataforma online. Além disso, as pautas levantadas pelos brothers e sisters, como saúde mental, preconceito racial e de gênero, extrapolaram os muros da casa mais vigiada do Brasil e foram muito debatidas no meio digital também. E por último, mas não menos importante, o carisma e as personalidades únicas dos 20 participantes.

No pódio das personagens mais comentadas no Twitter ficaram a campeã Juliette, seguida por Fiuk e Gilberto. Quando o assunto é hashtag, o primeiro lugar ficou para Gil, com a #TeamGil. Logo em seguida vem a paraibana com a sequência #TeamJuliette, #JulietteCampeã e #Sariette, em referência à amizade da vencedora com Sarah no início do jogo. Juliette foi mencionada em mais de 52 mil tuítes, seguida de Fiuk com mais de 34 mil menções e de Camila de Lucas com mais de 21 mil comentários.

Mas não fomos só nós, meros mortais, que viciamos no reality e comentamos cada detalhe. Celebridades e influenciadores também se declararam fãs do BBB e entraram na conversa virtual. Entre eles, Neymar se destacou. Seus tweets sobre o programa tiveram tanto engajamento que alguns deles estiveram entre os mais compartilhados de toda a temporada. Dá uma olhada!


A final do jogo também deu muito pano pra manga. Segundo a Knewin, que analisou mais de 300 mil tuítes entre os dias 4 e 5 de maio, os assuntos mais comentados foram a vitória de Juliette e as apresentações musicais, com destaque para a participação do ator e cantor Lucas Penteado ao lado do rapper Projota, ambos ex-participantes da edição. Na plataforma do passarinho azul, os finalistas também bombaram.