09.02.2020  /  9:00

Oscar 2020: Uma viagem pelos destinos que serviram de locações para os filmes indicados

Já estamos no clima do evento mais importante do cinema mundial: o Oscar 2020, que rola neste domingo, no Teatro Dolby, em Los Angeles. Pensando nisso, pedimos ajuda do Skyscanner para preparar uma lista com os destinos onde foram rodadas algumas cenas dos concorrentes de ‘Melhor Filme do Ano’. Segue a trilha para conferir onde foram e, quem sabe, esse roteiro te ajude a decidir sua próxima viagem. 

Coringa

O filme sobre o mais famoso arquirrival do Batman, estrelado por Joaquin Phoenix, conta a vida do Coringa sob uma perspectiva inovadora. Dirigido por Todd Philips, o longa é uma releitura da trajetória inicial do vilão, revelando de forma profunda a narrativa do personagem. A história, que acontece em Gotham City, foi filmada em grande parte em Nova York. A escadaria que serve de palco para a dança do Coringa, uma das cenas mais emblemáticas, ficou tão famosa que até o Google Maps decidiu reverenciá-la. O local fica no Bronx, famoso bairro da cidade, e pode ser encontrado no aplicativo como “The Joker Stairs”.

Era Uma Vez em…Hollywood

Indicado a 10 categorias no Oscar, o filme do diretor Quentin Tarantino retrata o relacionamento entre Rick Dalton, um ator de TV, com seu dublê e amigo, Cliff Booth, interpretados, respectivamente, por Leonardo DiCaprio e Brad Pitt. Em Hollywood, seus destinos se cruzam com personagens que marcaram uma das eras mais importantes do cinema, como a atriz Sharon Tate, grávida do cineasta Roman Polanski, e Charles Manson, líder da “Família Manson”, cujos crimes chocaram a sociedade americana à época. Apesar de o filme se passar nos anos 1960, a maioria das locações mais marcantes ainda pode ser visitada. A residência de Dalton, em Cielo Drive, rua do bairro rico de Beverly Crest, está localizada na colina de Studio City, área residencial da cidade, enquanto a festa na mansão da Playboy se passa na rodovia Charing Cross, também em Los Angeles. O drive-in ao lado do trailer onde mora o personagem de Pitt ainda exibe filmes semanalmente. Localizado em Sunset Boulevard, o Cinerama Dome funciona desde 1963 e é um ícone de Hollywood.

O Irlandês

Dirigido por Martin Scorsese, o filme conta a história de Frank Sheeran, interpretado por Robert De Niro, um veterano de guerra cheio de condecorações que concilia a vida de caminhoneiro com a de assassino de aluguel número um da máfia. Promovido a líder sindical, ele se torna o principal suspeito quando o mais famoso ex-presidente da associação desaparece misteriosamente. O filme foi gravado em 117 locais diferentes, na cidade de Nova York, como O Bronx County Courthouse. Também conhecido como Mario Merola Building, o edifício histórico projetado em 1931 fica localizado nos bairros Concourse e Melrose do Bronx. Outra locação que recebe visitas é o Weir’s Ice Cream, uma sorveteria retrô, que serve banana split e sorvetes italianos caseiros.

Adoráveis Mulheres

O segundo filme da diretora Greta Gerwig retrata a passagem da infância para a vida adulta de quatro irmãs, interpretadas por Saroise Ronan, Emma Watson, Florence Pugh e Eliza Scanlen. Com personalidades completamente diferentes, elas enfrentam os desafios de crescer unidas pelo amor que nutrem umas pelas outras. A produção é a sexta adaptação para cinema do clássico de Louisa May Alcot, lançado em 1868. A história se desenvolve na pequena Concord, em Massachusetts, durante a Guerra Civil dos Estados Unidos. A cidade, apesar de pequena, ganhou relevância por ter sido o berço de grandes nomes da literatura americana, como a própria autora do livro, Louisa May Alcot, e também Ralph Waldo Emerson e Thoreau.

História de um casamento

Com a direção de Noam Baumbach, o filme aborda o divórcio de Nicole e Charlie, interpretados por Scarlett Johansson e Adam Driver. Após dez anos de casamento, os dois decidem se separar e entram em uma disputa judicial pela guarda do filho. O filme se passa em duas cidades: Nova York e Los Angeles, mas todas as locações foram feitas nos estúdios da Warner Brothers.

Jojo Rabbit

Durante a Segunda Guerra Mundial, Jojo, interpretado por Roman Griffin Davis, é um jovem nazista de dez anos, que tem Adolf Hitler, interpretado por Taika Waititi, como seu amigo imaginário. O maior sonho do garoto é participar da Juventude Hitlerista, um grupo pró-nazista composto por outras pessoas que concordam com os seus ideais. Um dia, Jojo descobre que sua mãe, interpretada por Scarlett Johansson, está escondendo uma judia no sótão de casa. Depois de várias tentativas frustradas para expulsá-la, Jojo começa a desenvolver empatia pela hóspede. O filme se passa na Alemanha, mas as locações estão situadas na República Tcheca, nas cidades de Praga, Ustek e Zatek.

Ford vs Ferrari

Baseado em fatos reais, o longa é bem fiel à narrativa original, contando a história de um dos maiores embates automobilísticos. Ambientado em 1966, o filme mostra a disputa entre Ford e Ferrari na corrida de 24 horas de Le Mans, uma das mais antigas e tradicionais competições do gênero. Dirigida pelo americano James Mangold, a obra é estrelada por grandes nomes, como Matt Damon, no papel do corredor e construtor americano Carroll Shelby, e Christian Bale, que vive o piloto inglês Ken Miles. O filme acontece na cidade francesa de Le Mans. O circuito tem uma extensão de mais de 13 quilômetros e é, em sua maioria, formado pela estrada nacional. As mais célebres passagens são as curvas de Tertre Rouge, Mulsanne, Arnage, Casa Branca (Maison Blanche) e a principal atração é a reta de Hunaudières, com uma extensão de 5 km onde os carros mantém uma velocidade de mais de 400 km/h durante um minuto.

1917

O diretor Sam Mendes resolveu apostar no plano-sequência para registrar a aventura de Blake e Schofield, dois soldados britânicos que têm como missão transmitir uma mensagem crucial ao 2º Batalhão do Regimento de Devonshire, durante a Primeira Guerra Mundial. Os dois devem alertar para uma emboscada contra compatriotas que será realizada pelos alemães, logo após sua retirada para a Linha Hindenburg, durante a Operação Alberich, em 1917. O filme, que é um dos preferidos da Academia pela maestria da direção, teve grande parte das gravações feita em Glasgow, na Escócia. Como a pós-produção aplicou diversos efeitos especiais, é difícil dizer exatamente onde cada cena foi filmada, mas algumas locações ficam nas docas do bairro de Govan.