Onde moravam os grandes escritores da história na data em que eles são celebrados? Ao tour

1 Compartilhamentos
1
0
0
0
0
0

Para comemorar o Dia o Escritor, celebrado neste domingo, e para inspirar leitores a viajarem, não só em suas histórias favoritas, mas também na vida real, preparamos uma lista com 10 casas de escritores famosos que foram transformadas em pontos turísticos, no Brasil e no exterior. Segue a trilha.

Casa Museu Cora Coralina – Cidade de Goiás, Goiás

Casa Museu Cora Coralina – Cidade de Goiás, Goiás || Créditos: Divulgação

Uma das maiores escritoras brasileiras, Cora Coralina se destacou pela força e beleza de sua poesia. A casa onde viveu, que hoje é um museu, aparece na obra ‘Estórias da Casa Velha da Ponte’ e também é tema constante em seus poemas, assim como elementos folclóricos da região onde foi criada.

Casa de Guimarães Rosa – Cordisburgo, Minas Gerais

Casa de Guimarães Rosa – Cordisburgo, Minas Gerais || Créditos: Divulgação

Diplomata, contista, novelista e médico, Guimarães Rosa é um dos maiores nomes da nossa literatura, e a casa onde ele nasceu é hoje um museu e importante ponto turístico na região de Cordisburgo, em Minas Gerais — que faz parte da rota de quem vai visitar a Gruta do Maquiné.

Casa de Cultura Jorge Amado – Ilhéus, Bahia

Casa de Cultura Jorge Amado – Ilhéus, Bahia || Créditos: Divulgação

Na Bahia há diversos lugares que os fãs de Jorge Amado podem visitar. Em Ilhéus, está uma de suas casas que foi transformada em espaço cultural. O antigo palacete onde o autor de “Gabriela, Cravo e Canela” viveu foi restaurado e exibe objetos pessoais do escritor, bem como promove uma programação voltada à arte literária no centro de Ilhéus.

Casa de José de Alencar – Fortaleza, Ceará

Casa de José de Alencar – Fortaleza, Ceará || Créditos: Divulgação

A Casa de José Alencar é uma ótima opção de passeio para quem está buscando o que fazer em Fortaleza, além das praias. Tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural na década de 1960, a pequena casa que viu nascer o escritor foi restaurada, e o sítio que a cerca conta com diferentes espaços onde são realizadas exposições e as mais variadas atividades.

Casa de Cultura Mário Quintana – Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Casa de Cultura Mário Quintana – Porto Alegre, Rio Grande do Sul || Créditos: Divulgação

Na verdade, o edifício onde hoje é a Casa de Cultura Mário Quintana, outrora foi o famoso Hotel Majestic, no qual Mário Quintana morou durante anos. Restaurado recentemente, o inconfundível prédio rosa na rua dos Andradas usa seu espaço para homenagear grandes nomes da cultura do Rio Grande do Sul e conta com uma réplica do quarto onde ele viveu, com objetos pessoais e cartas do escritor, e uma galeria especial com acervo todo dedicado a Elis Regina.

Greenway House, a Casa de Agatha Christie – Devon, Inglaterra

Greenway House, a Casa de Agatha Christie – Devon, Inglaterra || Créditos: Divulgação

Já pensou visitar a casa onde a maior escritora de suspense de todos os tempos passava suas férias de verão com a família, na década de 1950? Pois isso é possível em Devon, cidade que fica a 260 km de Londres. Ali se pode conhecer a biblioteca particular de Agatha Christie, além de entender melhor a história da escritora, graças a eventos organizados pelo espaço cultural.

Casa Fernando Pessoa – Lisboa, Portugal

Casa Fernando Pessoa – Lisboa, Portugal || Créditos: Divulgação

Nessa espécie de museu, são exibidos objetos pessoais do escritor e são realizados os mais variados eventos, como oficinas, exposições e leitura dramática. É o lugar perfeito para quem ama literatura e o grande poeta português.

Casa Museu Hemingway – Havana, Cuba

Casa Museu Hemingway – Havana, Cuba || Créditos: Divulgação

Ernest Hemingway foi um escritor norte-americano que entrou para o rol de grandes nomes da literatura graças a clássicos como “O Velho e o Mar” e “Adeus às Armas”. A casa onde morou de 1939 a 1960 com sua família, em um bairro de Havana, hoje é museu com diferentes exposições e atividades. Fica em San Francisco de Paula, a 20 minutos de carro do centro da capital cubana.

Casa Miguel de Cervantes – Valladolid, Espanha

Casa Miguel de Cervantes – Valladolid, Espanha || Créditos: Divulgação

O edifício que abriga o Museu Miguel de Cervantes, na verdade, é uma reconstrução de apenas uma das casas onde teria vivido o escritor espanhol. O autor do clássico “Dom Quixote” viveu ali durante três anos, e hoje o espaço recebe apaixonados por literatura de todas as partes do mundo. O museu fica no centro de Valladolid, entre as ruas Miguel Íscar e Perú.

La Sebastiana, Casa de Pablo Neruda – Valparaíso, Chile

La Sebastiana, Casa de Pablo Neruda – Valparaíso, Chile || Créditos: Divulgação

Quem viaja para o Chile com a intenção de enriquecer sua bagagem cultural deve visitar uma das casas de Pablo Neruda. A de Valparaíso, chamada La Sebastiana, exibe objetos pessoais do escritor e é o espaço perfeito para quem quer entender melhor a intimidade do poeta, que passou seu último Réveillon aqui, em 1973.