10.07.2016  /  11:02

Ombreiras e mangas volumosas invadiram as passarelas de alta-costura em Paris

Ombreiras, pra que te quero! A tendência que marcou os anos 1980 e se manteve viva graças às jaquetas Balmain – mas com um apelo muito mais discreto – deve voltar. Pelo menos no que depender de estilistas como Karl Lagerfeld (Chanel), Giambattista Valli, Giorgio Armani, Pierpaolo Piccioli (Valentino) e Bertrand Guyon (Schiaparelli), que apostaram em ombros volumosos – tanto em ombreiras como em mangas – em suas mais recentes coleções de alta-costura apresentadas nessa semana em Paris.

armani-cine
Desfile alta-costura Giorgio Armani Privé || Créditos: Getty Images

Se antes os enchimentos eram colocados predominantemente em jaquetas e blazers, a proposta atual é levá-los também para produções de festa. Às mais ousadas, que tal um maxi-enchimento como apresentou a Giorgio Armani Privé?

Créditos:
Desfile de alta-costura da Chanel || Créditos: Getty Images

Claro que aderir a elas exige atenções especiais. Atenção para as dicas de estilo apresentadas por Karl Lagerfeld durante o desfile da Chanel: bolsos nas mesma altura dos ombros são ótimos para equilibrar, assim como vestidos na altura do tornozelo e os coque altos e espessos assinados por Sam McKnight para o desfile. No caso das peças da maison, a ombreira com efeito especial chanfrado não é feita com estofo, e sim criada a partir da mágica artesanal da equipe de couture da marca.

giambattista-cine
Desfile alta-costura Giambattista Valli || Créditos: Getty Images

Se antes enchimentos bastavam para uma ombreira ganhar destaque em uma produção, Giambattista Valli aposta nos frufrus para dar ênfase ao ombro. As mangas bufantes em versões curtas também marcaram presença na passarela do estilista.

schiaparelli-cine
Desfile alta-costura Schiaparelli || Créditos: Getty Images

Já na coleção apresentada pela maison Schiaparelli, esqueça as almofadas de volume. A coleção, inspirada na coleção Circus (1938) criada por Elsa Schiaparelli, dá foco total ao ombro mas com elementos de armação típicos de uniformes militares. Estilo adotado há tempos pela Balmain.

nota-valentino-cine
Desfile alta-costura Valentino || Créditos: Getty Images

Assim como Giambattista Valli, a Valentino, que teve como tema William Shakespeare, apostou no volume superior através de mangas curtas bufantes.

Por fim, o que Manu Carvalho – stylist de várias artistas – acha do retorno da tendência? “Temos um cenário bem plural, onde tudo cabe, e a ombreira vem em um momento em que termos como poder/power e empoderamento são muito usados. A imagem que ilustra força – em geral associada ao masculino – parece bem oportuna, uma imagem feminina de ombros fortes, ainda que seja feminina”. Disse ela ao Glamurama.