Mãe solo”: documentário conta a história de mulheres, mães, pretas, moradoras de comunidades em Salvador, Bahia || Créditos: Divulgação

“Olhar Periférico Festival de Cinema” traz um raio x das periferias brasileiras com mais de 30 curtas-metragens

31 Compartilhamentos
31
0
0
0
0
0
Mãe solo”: documentário conta a história de mulheres, mães, pretas, moradoras de comunidades em Salvador, Bahia || Créditos: Divulgação

De 2 a 15 de agosto acontece o “Olhar Periférico Festival de Cinema” que irá exibir de forma online e gratuita 33 curtas-metragens de diversos estados brasileiros pelo olhar de cineastas que moram ou atuam nesse contexto social e conhecem de perto essa realidade, democratizando a sétima arte e revelando talentos. Os curtas foram selecionados entre mais de 500 filmes.

O Festival também contará com uma mostra cult de filmes convidados que trazem um recorte das principais produções brasileiras das periferias. Entres eles “Cidade de Deus – 10 anos Depois”, que mostra as transformações vividas pelos atores do longa na última década.

O evento tem como objetivo retratar universos de jovens ou não, mulheres e LGBTQI+ que moram nas periferias brasileiras. E os filmes participantes estão divididos em quatro mostras competitivas nas categorias: Mostra Olhar Feminino, Mostra Olhar Diversidade, Mostra Olhar Jovem e Mostra Todos os Olhares, com curtas-metragens dirigidos respectivamente por mulheres, LGBTQIA+, jovens de até 29 anos e adultos.

“Os olhares periféricos não se limitaram a mostrar vielas, morros e histórias de superação, foram além desses “clichês”. Antes de tudo, mostram a capacidade dos realizadores em ir além do registo documental das comunidades onde vivem, dando espaço também para bem contadas ficções”, explica o curador do Festival Queops Negronski.

Estão representadas obras audiovisuais dos estados da Bahia, Goiás, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Norte, Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraíba, Pará, Sergipe e Santa Catarina. O resultado da premiação será divulgado nas redes sociais do Festival, no dia 14/08.

Serviço:

Olhar Periférico Festival de Cinema

Data: 2 a 15 de agosto – 19h e 20h

Plataforma #culturaemcasa – https://culturaemcasa.com.br/

Site: https://www.olharperifericofestival.com/

Instagram: @olharperifericofestival