21.04.2021  /  9:00

O delineado de Juliette do BBB viralizou! Para arrasar nesse clássico da maquiagem, conversamos com quem entende do assunto. Vem!

O delineado é uma técnica atemporal que teve sua origem na Mesopotâmia e no Egito, por volta de 10 mil anos A.C. Mesmo com uma história tão antiga, o estilo segue em alta até hoje. E, apesar de parecer simples, fazer o delineado perfeito é um desafio para muitas mulheres, menos para Juliette, do Big Brother Brasil.

A sister, que é maquiadora, tem mostrado todo seu talento no reality, e o olho gatinho, uma das marcas registradas da paraibana, se tornou o hit do momento, ainda mais em tempos de pandemia, quando a máscara de proteção cobre boa parte do rosto deixando os olhos ainda mais em evidência. Há quem garanta que com alguma prática, é possível conquistar a mesma habilidade e conquistar o traço dos sonhos. Para ajudar nessa missão, conversamos com o beauty artist Jayme Vasconcellos, que nos deu dicas preciosas para se dar bem nessa empreitada. Confira!

Atenção ao formato dos olhos

Antes de tudo, é preciso se conhecer e entender qual é o formato dos seus olhos. Jayme revela que, além disso, é importante também levar em conta seu estilo e, dessa forma, descobrir qual delineado tem mais a ver com você. “Esse tipo de make tem a capacidade de abrir, levantar e fazer milagres com o  olhar. Existem várias técnicas. Sou suspeito para falar, porque amo. Mas nunca se esqueça que apesar das técnicas, você deve juntar a tudo isso seu próprio estilo e descobrir várias formas de diferentes”.

Para facilitar sua vida, aqui vão três dicas essenciais: “Se você tiver olhos pequenos, comece delineando fino, a partir do meio do olho e rente aos cílios, sempre com a intenção de subir o seu olhar. Caso tenha olhos grandes, comece no canto interno, rente aos cílios, seguindo o formato do olho, mas cuidado para não exagerar. Se achar melhor, passe um lápis preto na parte debaixo, do meio do olho até o final. Isso ajuda a fechar um pouquinho o olhar. Já para olhos amendoados, o delineado pode ser fino, rente aos cílios, e sempre em linha reta, para ficar mais simétrico”, ensina.

A ponta e a qualidade do delineador também influenciam no resultado. Por isso, Jayme revelou seus queridinhos: “Gosto do Guerlain Mad Eyes, MAC Pro Longwear Fluid Line, Dior Addict e Kiss New York, Ruby Kisses Intense 24 h Blackout”.

Sem medo de errar

Para quem está começando agora, é preciso paciência e persistência. “Técnica é sempre muito importante para tudo, mas a prática também leva ao aperfeiçoamento. A ideia é ir se descobrindo conforme vai entendendo os traços do seu rosto. Não gosto de falar muito sobre regras. Por isso, prática é muito importante”.

Apesar das dicas, errar é natural. Quando for fazer seu delineado, conte sempre com o delineador e o cotonete. “Maquiagem não é tatuagem. Se errou, é só apagar e recomeçar. Se apegue a dois grandes amigos: o cotonete e o demaquilante. Com a prática você vai saber como favorecer seu olhar, formato de olhos, e a boa notícia é que hoje temos uma grande diversidade de delineados, portanto, não tenha medo de errar”.

Todas podem

Se você é uma mulher madura e tem receio de investir nessa make, em especial por conta da pálpebra mais flácida, repense seus conceitos. “ O delineado é um clássico. Não se intimide com a idade ou com o fato da sua pálpebra estar um pouco mais caída. Se você gosta pode usar, é atemporal”, comenta Jayme.

Para contornar a questão da pálpebra caída, o maquiador ensina uma técnica infalível. “O traço precisa ser feito com o olho aberto e olhando reto, delineando a partir da metade do olho, sempre reto até onde convém. Não gosto de puxar muito, mas cada um tem seus próprios limites”.