Muita novidade rolou nesse fim de semana na Semana de Moda de Paris. Começando pelo sábado, quando Jean Paul Gaultier levou a comediante francesa Valérie Lemercier – uma espécie de Tina Fey de Paris – para a passarela. E foi exatamente do senso de humor que veio a inspiração das peças de inverno apresentadas pela marca. O estilista da maison definiu a mulher desta temporada como a “bourgeoise sans age”, mais madura, com um toque de jovialidade.
* Outro que chamou a atenção neste sábado foi Haider Ackermann, que está cotado para substituir John Galliano na Dior, com um desfile bem sofisticado. Ah, foi ele quem desenhou o vestido de Lady Gaga na “Vogue” norte-americana de março, lembra?
* No domingo, teve a Givenchy, assinada por Riccardo Tisci. Na coleção, muito preto e dourado, transparência e cortes mais justos ao corpo, bem sensual e feminino. Já a Hermès apostou em tons claros. Alguns looks lembravam um acampamento na montanha – bem chique, claro. A Céline, com seu minimalismo elegante, foi outro destaque do dia. Phoebe Philo investiu no mix de tecidos, cortes retos e uma pegada sporty.
* E nesta semana ainda tem mais fashion week. Nesta segunda-feira, Stella McCartney, Yves Saint Laurent, Emanuel Ungaro, Chloé e outras. Terça, tem Chanel, Valentino e Alexander McQueen e quarta, último dia, quem fecha é a Louis Vuitton e a Miu Miu, entre outras.